Estudantes apresentam oficinas de educação ambiental 17/10/2011 - 17:20

Durante a Semana Newton Freire Maia estudantes de cursos profissionalizantes assistiram a palestras e ministraram oficinas a cerca de 600 alunos de escolas da região de Pinhais.

 

Giuliano Gomes/SEED


O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Newton Freire Maia, em Pinhais, realizou, na última semana, a 4ª edição da Semana Newton Freire Maia, que teve como tema “Conservação das Florestas”. O ponto alto do evento foram as oficinas preparadas pelos próprios estudantes do centro para cerca de 600 alunos da educação infantil ao ensino médio de escolas estaduais e municipais da região.

Para Fabrício Vidal, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, essa interação com a comunidade é fundamental para a formação de uma população mais preparada para as questões ambientais. “Como estamos sobre uma área de preservação, e todos os cursos que ofertamos estão voltados à educação ambiental, sentíamos a necessidade de compartilhar o conhecimento que temos com as pessoas ao nosso entorno”, contou.

Neste ano foram montadas 35 oficinas que demonstram a importância das Florestas e dos ecossistemas que elas abrigam sob diferentes aspectos e para as variadas faixas etárias. Fabrício explicou que as oficinas que os alunos apresentam durante a Semana resultam de um projeto pedagógico desenvolvido desde o início do ano letivo. “Temos professores que possuem carga horária destinada à coordenação de projetos e a preparação das oficinas para a comunidade faz parte da avaliação dos estudantes”, informou.

No Ceep Newton Freire Maia estão matriculados 390 estudantes em seis cursos: Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Paisagismo, Técnico em Guia de Turismo Regional, Técnico em Energias Alternativas, Técnico em Agropecuária e Técnico em Agropecuária Indígena.

APRENDIZAGEM - Para o estudante Lauro André Dardim, 16 anos, do 2º ano do Curso Técnico em Paisagismo, ministrar uma oficina é uma experiência bastante enriquecedora. “Ensinando também aprendemos porque temos a responsabilidade de repassar as informações de forma que a outra pessoa também entenda”, avaliou.

A aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Tenente Springer, Thaiana Chimanski, 16 anos, elogiou a iniciativa do Ceep. “Eu nunca tinha vindo num lugar assim. Aprendemos muito e acabamos tendo mais conhecimentos para poder escolher a profissão que queremos seguir no futuro”, disse.

INGRESSO – As inscrições para vagas nos seis cursos profissionalizantes ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia já estão abertas. Os interessados devem se informar pelo telefone (41)35511553.

 

GALERIA DE IMAGENS