Etapa regional dos Jogos Escolares inicia em Curitiba 13/05/2013 - 18:40
Os Jogos Escolares do Paraná estão na sua fase regional. N a ultima sexta-feira (10), foi a vez do Núcleo Regional de Curitiba realizar a sua etapa. São mais de 3 mil alunos de 99 colégios das redes de ensino estadual e particular que competem nas modalidades de handebol, futsal, vôlei, basquete, atletismo, xadrez e tênis de mesa. Os alunos com deficiência participam nas modalidades de atletismo e futsal.
O investimento na área esportiva reflete na qualidade do ensino oferecida no Estado do Paraná. “A prática esportiva permite o desenvolvimento físico, intelectual dos alunos, além de melhorar a qualidade devida e promover o exercício da cidadania. Tudo isso, favorece os níveis de ampliação da capacidade de aprendizagem”, ressaltou Aluisio Rosa, da equipe de Educação Física, responsável pelos jogos na Secretaria de Estado da Educação. Ele também lembrou que o evento é um dos instrumentos que servem para avaliar o desempenho das aulas de prática esportivas.
A Secretaria da Educação oferta desde 2011 a hora treinamento, com o objetivo de uma formação educacional voltada para o lazer. Em 2012 foram implantadas as aulas especializadas para promover a busca de talentos esportivos. Ambas atividades estão abertas para qualquer modalidade esportiva.
O aluno Marcos Leandro, 12 anos, do 8º anos do ensino fundamental do Colégio Estadual Lúcia Bastos, irá participar do futsal. Para ele, os jogos são uma soma de benefícios. “Praticar esportes faz bem para a saúde, fiquei mais concentrado e organizado. Coloca a gente no caminho certo”, disse.
Os jogos também são um exercício de convívio entre os participantes. “Temos que aprender a conviver com as outras pessoas, a respeitá-las como elas são. Às vezes é um pouco difícil lidar com isso quando se está numa equipe”, comentou Matheus Falcão, 16 anos, do Colégio Estadual Domingos Zanlorenzi, que participa pela terceira vez do evento no futsal.
Os jogos ainda são uma oportunidade de se investir em estudantes com potencial no esporte. “Além de despertar o gosto pelo esporte, o evento oportuniza que os estudantes mostrem o seu talento”, afirmou a coordenadora dos Jogos Escolares da Secretaria de Estado do Esporte, Márcia Tomadon.
Para isso, o Programa Talento Olímpico 2016 investe com o repasse de bolsas em atletas que tenham potencial para participar de disputas nacionais e internacionais, com ênfase nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 e/ou 2020. As indicações dos nomes para as categorias Escolar, Nacional e Internacional são feitas pelas federações e entidades que administram o esporte estadual. Para a categoria Formador a indicação dos nomes é feita pelos Núcleos Regionais de Educação.
A coordenadora ainda revelou que a Secretaria de Esportes prevê a publicação de um livro para comemorar os 60 anos dos Jogos Escolares. O lançamento deve acontecer em agosto durante a realização da fase final em Foz do Iguaçu.
Até o momento, 16 regionais de educação já realizaram o seu evento. As macrorregionais acontecem em julho e as finais são em Guarapuava (para os estudantes de 12 a 14 anos) e em Foz do Iguaçu (de 15 a 17 anos).
No total, o investimento da Secretaria da Educação para a realização dos Jogos Escolares chega a R$ 12 milhões. A previsão é de 45 mil estudantes participem durante todas as etapas do evento.