Fase final dos Jogos Escolares reúne 4,4 mil estudantes em Francisco Beltrão 23/06/2012 - 14:10
O vice-governador do Paraná e secretário da Educação, Flávio Arns, abriu oficialmente a fase final da 59ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) na noite desta sexta-feira (22), em evento que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas no Ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão. Até o próximo sábado (30), mais de 4,4 mil estudantes, com idades entre 12 e 14 anos, representando 208 municípios do Estado, participarão de 16 modalidades de esportes.
“Reunir a juventude das escolas do nosso estado para praticar esportes é importante para que o Paraná se fortaleça não apenas na questão da competitividade, mas também na melhoria da saúde e da convivência social dos nossos alunos. É uma competição imprescindível para a evolução do esporte paranaense e dos próprios participantes”, destacou Flávio Arns.
Para o secretário do esporte, Evandro Rogério Roman, o esporte do Paraná passa por um momento muito especial. “Os jogos escolares representam o futuro do esporte, porque aqui está o início de todo atleta paranaense. Hoje temos o privilégio de ver muitos jovens contemplados com as bolsas do Talento Olímpico do Paraná participando do desfile e usando os uniformes do TOP 2016”, disse o secretário.
Roman acredita que muitos participantes dos Jogos Escolares do Paraná figurem em importantes competições internacionais dentro de alguns anos. Sua confiança é reforçada pela implantação dos programas Talento Olímpico e Paraolímpico Paranaense (TOP), Esporte Formador e o de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, que são a base dos jogos escolares.
Por meio do TOP, são identificados jovens esportistas com potencial para disputar competições olímpicas. Eles recebem apoio financeiro e técnico para treinamentos e competições. O programa foi elogiado pelo técnico de futsal do Colégio Alfa de Foz do Iguaçu, Epaminondas Macedo. "O TOP foi uma grande ideia, é uma semente que lá na frente pode render bons frutos", disse.
A paraatleta Iriane Fausti, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Francisco Beltrão, vai disputar os Jogos Paraolímpicos de Londres este ano. "Devo muito ao esporte. Comecei na escola e o esporte me ajudou na mente e na disciplina", disse a mesatenista, uma das responsáveis por acender a pira na abertura dos JEPs.
O esporte também tem contribuído para promover valores permanentes nos estudantes. "Ensinou-me sobre dedicação, conheci lugares, pessoas, fiz amizades", afirmou Vivian Yuri Kimura, de 12 anos, estudante e jogadora de handebol na Escola Estadual Paulo Mozart Machado, em Uraí.
ESTRUTURA - A Secretaria da Educação investe anualmente cerca de R$ 7 milhões em recursos para a realização dos JEPs. O evento reúne milhares de estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas em diversas modalidades esportivas. Somente em 2012, mais de 80 mil alunos dos 32 Núcleos Regionais de Educação participaram das fases regionais.
Em Francisco Beltrão estão reunidos os alunos com idades entre 12 e 14 anos, que competem pela categoria B do torneio. Os estudantes de 15 a 17 anos participam em Toledo, de 17 a 25 de agosto, das finais dos JEPs na sua categoria.