Feira de Ciências e profissões agita alunos em Sertaneja 01/10/2011 - 08:10
A 3ª Feira das Ciências e das Profissões do Colégio Estadual Cecília Meireles, no município de Sertaneja, reuniu alunos em busca de informações sobre escolha profissional nessa sexta-feira (30). Além de exposições de cursos de instituições de ensino superior, os alunos montaram estandes para apresentar experiências e conteúdos vistos em sala de aula. Os quase 400 estudantes do colégio participaram da feira, que era aberta à comunidade.
Foram expostos os resultados do trabalho realizado ao longo do ano por alunos e professores, o que valoriza o esforço feito por eles em sala de aula. “Além disso, nós queremos mostrar para os estudantes que a região onde moram tem um grande potencial de profissionalização, que eles conseguirão ser inseridos no mercado de trabalho e ser empreendedores. A feira tem o objetivo de incentivá-los a continuar estudando”, acrescentou a diretora do Colégio Estadual Cecília Meireles, Eliane Foglia.
A feira possibilitou uma troca de conhecimentos entre os alunos, que visitaram os estandes uns dos outros. “Nós aprendemos culturas diferentes e fizemos novos amigos. Ainda, organizando a apresentação dos estandes, exercitamos o trabalho em equipe”, contou o aluno do 1º ano do ensino médio Breno Allison Ribeiro. Ele apresentou dois trabalhos no dia, um sobre aterros sanitários e outro sobre os orixás da cultura afro-brasileira. Breno pensa no futuro em seguir uma profissão na área da agricultura.
Junto aos experimentos de física e de química, os estudantes montaram um estande sobre as culturas africana e afro-brasileira. Os alunos do Curso de Formação de Docentes também participaram da feira, ao organizarem as apresentações dos estudantes das séries iniciais, assim praticando para a profissão que vão seguir no futuro.
A abertura da 3ª Feira das Ciências e das Profissões aconteceu no dia anterior, com uma apresentação do grupo de dança da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e com uma palestra sobre orientação profissional. Paralelamente à feira foi realizada a semana cultural do colégio, que contou com uma apresentação de uma peça de teatro e uma sessão de cinema, seguida de debate.