Gestores e professores recebem Prêmio do Sebrae 21/11/2016 - 15:56

Professores, Instituições de Ensino Superior e municípios que apresentaram as iniciativas mais expressivas na área da Educação Empreendedora em diferentes regiões do Estado foram premiados pelo Sebrae Paraná na última quinta-feira, dia 17, em Curitiba. A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, participou do evento. A SEED tem parceria com o Sebrae para a educação empreendedora nas escolas e, no ano que vem, o projeto, que hoje abrange duas escolas por Núcleo Regional, deverá ser ampliado.

O prêmio está em sua primeira edição e tem como objetivo identificar, estimular e difundir as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora no Paraná. Ao todo, foram 278 inscritos, de todas as regiões do Estado. “A educação empreendedora perpassa todas as disciplinas e ajuda na formação do cidadão, que buscará inovação e soluções criativas para os problemas e situações do dia a dia”, disse Ana Seres.

A cerimônia de premiação reuniu prefeitos, secretários da área de Educação, gestores e professores que receberam troféus e certificados como reconhecimento pela parceria e engajamento dentro do Programa Educação Empreendedora, cujo foco é o desenvolvimento do potencial empreendedor e criativo dos estudantes paranaenses, para aplicação dos conhecimentos adquiridos no mundo dos negócios e no trabalho.

“Faz parte da nossa missão promover o empreendedorismo como forma de preparar cidadãos com uma visão mais empreendedora, independentemente da área em que atuem, que sejam capazes de fazer a diferença em suas comunidades e de mudar o mundo. Para isso, precisamos da parceria com os municípios, com as instituições de ensino, gestores e, principalmente, com os professores, que levam o conhecimento para nossos alunos”, comentou o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

VENCEDORES - Receberam troféu e certificado os municípios paranaenses que implantaram o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) em 100% das escolas de Ensino Fundamental. Na região Norte, foram premiados os municípios de São João do Ivaí, Apucarana, Londrina, Ibiporã, Congonhinhas e Santana do Itararé. São Mateus do Sul, Tibagi, Mato Rico e Nova Tebas foram premiados pela regional Centro, e Barracão, Capanema, Manfrinópolis, Planalto e São Jorge D´Oeste pela regional Sudoeste.

Na região Oeste do Estado, foram premiados os municípios de Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Tupãssi, Céu Azul, Nova Laranjeiras, Foz do Jordão, Santa Helena e Virmond. Altônia, Goioerê, Icaraíma, Mamborê, Marilena, Nova Londrina, Santa Fé e Umuarama foram premiados pela regional Noroeste, e Rio Branco do Sul, Quitandinha, Campo do Tenente e Mandirituba pela regional Leste.

Na categoria Professores de Ensino Fundamental 1º ciclo, a premiada em nível estadual foi Marilene Catarina Allievi Rodrigues, da Escola Municipal Maria Zuchinalli Slongo, de Barracão, região Sudoeste. O projeto vencedor foi focado no desenvolvimento pessoal e na conscientização sobre o meio ambiente. “Foi um trabalho feito além da escola, que envolveu a família e a comunidade. Estou muito satisfeita com os resultados e principalmente pelas crianças, que aprenderam e levaram os ensinamentos para casa”, comemora.

O vencedor estadual da categoria Professores de Ensino Fundamental 2º ciclo foi Dimas Correia, do Colégio Estadual Adélia Bianco Seguro, em Mato Rico, na regional Centro. O trabalho desenvolvido pelo professor teve como base o empreendedorismo social, com ações criativas para um projeto para ser uma fonte de renda alternativa para a comunidade. “Foquei em nossa realidade local, que tem um êxodo rural muito grande, principalmente entre os jovens. Quis mostrar que existem condições de permanecer no município, com trabalhos alternativos, e que podem ser empreendedores no futuro”, diz.

Rodolfo Fiorucci, do Instituto Federal do Paraná de Jacarezinho, na regional Norte, foi o vencedor estadual da categoria Professores de Ensino Médio, propondo uma série de eventos tecnológicos e a criação de uma agência de inovação para empresários locais. “Esse projeto é coletivo, no qual toda a instituição fez parte. Organizamos uma série de eventos como o GeniusCon, as trilhas de startups, e o IFTech, uma exposição em que os estudantes construíram vários protótipos”, conta o vencedor.

Na categoria Instituição de Ensino Superior (IES), a vencedora foi a Pontifícia Universidade Católica (PUC) campi Toledo, por apresentar o maior índice de educação empreendedora do Estado, com núcleos de empreendedorismo e inovação, incubadora e aceleradora de novos negócios, agência PUC de ciências e eventos periódicos. “Esse prêmio nos empolga e motiva a dar continuidade em vários outros projetos que temos em mente”, salienta Renato Tratch, diretor de campus da PUC Toledo.

Os vencedores receberam troféus, certificados e uma viagem para Minas Gerais, para participar de uma missão técnica e conhecer experiências de sucesso em educação empreendedora na Escola Sebrae de Formação Gerencial, no centro de referência de empreendedorismo do Sebrae em Minas Gerais, e também no Instituto Inhotim, um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo.

GALERIA DE IMAGENS