Google Classroom na rede pública segue tendência mundial de tecnologia no ensino EAD 06/05/2020 - 12:23
Durante a quarentena imposta à sociedade pelo Covid-19, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) passou a dar continuidade às aulas de modo não presencial, através da TV aberta, YouTube, aplicativo e também pela plataforma de exercícios on-line usada por estudantes do mundo inteiro, o Google Classroom.
O Google Classroom, aplicativo que desde 2014 oferece às instituições de ensino e empresas um ambiente de aprendizado e compartilhamento de conhecimento por meio da internet, é hoje uma ferramenta muito popular entre os estudantes de diversos países, sendo reconhecido pela Coalizão Global da Educação da Unesco como uma das ferramentas mais eficientes para o ensino à distância neste momento de pandemia global.
Estima-se que o número de usuários do aplicativo gratuito da Google dobrou neste período, batendo a marca de 100 milhões de pessoas mundialmente, como reportado em matéria recente do portal de tecnologia Bloomberg. E não são apenas as redes públicas de ensino: instituições particulares de nível médio e superior também optaram por utilizar o Google Classroom, tanto como substituição das salas de aula na quarentena quanto como suporte principal de aprendizado.
Plataforma fácil de usar - Existe uma boa variedade de vantagens para o uso do Google Classroom. A possibilidade de acesso remoto, por computador ou celulares; a rapidez na comunicação e interação entre professor e aluno; a centralização do conteúdo para que todos os usuários possam acessar a mesma informação, estão entre as funcionalidades que podem ser exploradas.
Levando em consideração todos esses benefícios, ainda nos primeiros dias de isolamento social da pandemia, a Seed fez uma solicitação e recebeu da Google a doação para que a instituição usasse a plataforma com seus alunos gratuitamente.
Hoje, o aluno da rede estadual consegue acessar o Classroom por meio do aplicativo Aula Paraná, sem consumir seus dados, e assim dar continuidade aos seus estudos usufruindo de todos os benefícios da plataforma da Google.
A aluna do 6º ano do Colégio Estadual Professor Milton Benner, em Wenceslau Braz, Ana Beatriz de Souza tem se dedicado junto com sua mãe, Rosicreia Maria de Souza, aos estudos pelo Classroom. Sua mãe conta que a filha tem déficit de atenção. Por isso, ela a acompanha em todas as atividades na plataforma.
“Eu entrei em contato com os diretores e pedagogos da escola da minha filha, aprendi usar o Classroom e passei a acompanhar ela em suas atividades. Foi bem fácil de aprender. No fim, acabei ajudando outras mães de alunos que também estavam com dificuldades”, conta Rosicreia.
Professores ajudam alunos a acessarem o Classroom - O professor Paulo Jorge, do Colégio Estadual Carlos de Almeida, em Londrina, conta que aprendeu a usar a plataforma em seu mestrado e, ao ver alguns de seus alunos com dificuldades de acesso, decidiu ele mesmo ajudar oferecendo tutoriais. “Muitos alunos estavam com dúvidas simples a respeito do Classroom e acabavam não acessando. Como eu sabia um pouco da ferramenta, criei um grupo no Whatsapp e passei a encontrar alguns deles na própria escola para tirar suas dúvidas”, conta Paulo.
Seed e Google oferecem treinamento para o professor - Para os professores a Google está oferecendo treinamento e tutoriais sobre o uso da plataforma, desde o básico - para publicar conteúdo e testes - até dicas de como aprimorar o que é apresentado aos alunos. A Seed, por sua vez, realiza semanalmente uma live no Youtube tirando dúvidas dos professores;em seu site, ela explica sobre mais detalhes do uso da plataforma.