Governo e sindicato debatem avanços para professores 12/06/2013 - 15:00

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, recebeu nessa quarta-feira (12) dirigentes da APP-Sindicato para discutir propostas para a educação. Os principais assuntos tratados na reunião foram o projeto de lei para o piso e equiparação salarial e as diretrizes para implantação do aumento da hora-atividade a partir do segundo semestre nas escolas estaduais do Paraná.

Arns adiantou que o governador Beto Richa encaminhará na semana que vem para a Assembleia Legislativa projeto de lei que somará mais 0,6% ao reajuste de 6,49% já implantado para maio. Com o novo índice, será atingido o reajuste de 7,11% do piso do magistério. O projeto também trata da antecipação da última parcela da equiparação salarial dos professores, de 3,94%, prevista para outubro.

Com a aprovação das medidas na Assembleia, o aumento salarial dos professores atingirá, em menos de três anos, o acumulado de 50,16%. “São compromissos do governo com a valorização dos profissionais e que trazem mais qualidade para a educação”, destacou Arns.

HORA-ATIVIDADE: Na reunião também ficou definido que técnicos da Secretaria e da APP-Sindicato trabalharão neste mês de junho numa proposta para organizar a hora-atividade no segundo semestre. Em agosto começa a valer o compromisso do governo com os professores de aumentar de cinco para seis aulas semanais a hora-atividade para professores com carga horária de 20 horas/aula.

Mais hora-atividade significa tempo para os professores planejarem aulas, corrigir provas e atualizar conteúdos dentro da própria escola. Fevereiro de 2013 o Governo já havia aumentado de quatro para cinco esse tempo de hora-atividade. “Queremos que a hora-atividade cumpra sua finalidade pedagógica. É para isso que batalhamos”, disse Arns.

Além desses, foram abordados outros assuntos como a nomeação dos 348 agentes educacionais que aguardavam há quase 8 anos. “Acompanhei o empenho desta secretaria (Educação) nesse processo. O pessoal está muito satisfeito, pois é uma coisa definitiva para a vida desses trabalhadores”, destacou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes.

Também foi informado na reunião que a Secretaria já efetuou o pagamento da parcela trimestral das bolsas do professores que cursam o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2013.

GALERIA DE IMAGENS