Governo promove curso de Policiamento Comunitário Escolar 17/10/2011 - 16:20

Governo promove curso de Policiamento Comunitário Escolar

José Fernando Ogura

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta segunda-feira (17) da abertura do 1º Curso de Formação em Policiamento Comunitário Escolar, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Curitiba. Promovida pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, em parceria com a Secretaria da Educação, a capacitação segue até o dia 28 deste mês.

“O curso tem por finalidade habilitar guardas municipais, policiais militares, professores da secretaria e conselheiros tutelares para atuar nas escolas da rede pública, proporcionado conhecimentos operacionais e metodológicos dos módulos de segurança nas escolas, educação preventiva e segurança e atividades suplementares”, explicou o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul.

“Esta capacitação é uma continuidade do excelente trabalho que vem sendo realizado pelo Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária em todo o Estado. A patrulha está expandindo suas atividades e chamando os conselhos tutelares, secretarias de educação e guardas municipais para um aperfeiçoamento e troca de informações”, afirmou Flávio Arns.

O vice-governador também lembrou que a Polícia Militar é referência em educação, citando o Colégio da PM e a Academia Policial Militar do Guatupê como exemplos. “A nossa preocupação é criar uma cultura de segurança que conduza a uma cultura de paz”, disse. “Para isso, é importante, principalmente quando se trata de ambiente escolar, envolver toda a sociedade e a comunidade escolar”, completou.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a importância do curso está na ampliação do trabalho da polícia comunitária. “Iniciativas como esta trazem os atores envolvidos nas questões da educação para trabalharmos juntos na busca de soluções para os problemas que se apresentam nas escolas e seu entorno”, destacou.

PROGRAMA – O “1º Curso de Formação em Policiamento Comunitário Escolar” será desenvolvido em três módulos: “Módulo de Segurança na Escola”, “Módulo de Educação Preventiva e Segurança” e “Módulo Suplementar de Segurança na Escola”.

De acordo com Dabul, o programa Patrulha Escolar Comunitária é hoje um sucesso em todo o estado. “Como indicador de eficácia do programa, relacionado à formação inicial e continuada, ressalta-se que aproximadamente 97% das atividades desenvolvidas no programa atual, Patrulha Escolar Comunitária, são de cunho preventivo e apenas 3% são de origem repressiva”.

GALERIA DE IMAGENS