Grafitagem de alunos com altas habilidades revitaliza muro escolar 25/08/2014 - 13:30
Alunos e professores do Colégio Estadual Arnaldo Busato, em Coronel Vivida, valorizaram o espaço escolar por meio da grafitagem. A arte foi feita por alunos, em sua maioria, com altas habilidades em desenhos.
“Vários alunos queriam um espaço para grafitar no colégio, e nada melhor do que o muro, onde a arte deles pode ser vista por toda a comunidade”, disse a diretora da escola, Erozane Casagrande, que comentou que a ação propiciou uma melhora na limpeza de outros ambientes e no rendimento estudantil.
Para a professora Vaneça Vedana, que atua na Sala de Recursos, a grafitagem serviu para melhorar a autoestima dos alunos. “Eles ficaram mais motivados. Foi uma oportunidade para mostrar à comunidade o talento de cada um”. Ela explicou que o grafite, além de ser uma forma de comunicação que expressa a identidade da sociedade, é uma valorização do patrimônio público.
A grafitagem demorou cerca de três meses para ser concluída e a arte foi aprovada pela direção escolar. Para a aluna Hellen Bueno, a grafitagem aproximou alunos e equipe gestora e deixou o espaço escolar mais alegre e agradável. “Um muro com a cara do aluno”, disse o estudante Matheus Nunes.
O aluno Lucas Emílio Kampfert, disse ter sido divertida a experiência, além de ter contribuído para a socialização com outros estudantes. “o grafite deixou o colégio mais bonito e é um incentivo à arte”, afirmou Lucas, que disse se inspirar em outros grafites para fazer os desenhos.
A estudante Nayara Selts também vê no grafite um incentivo para que outros alunos produzam arte. “A ação atraiu a curiosidade de outros alunos, que acabaram colaborando com a pintura dos desenhos”, relatou a aluna do 6º ano.
Segundo Erozane, onde existe grafitagem, não há pichação. Além disso, é uma maneira de embelezar o espaço escolar, principal lugar de atuação e socialização do adolescente.
“Vários alunos queriam um espaço para grafitar no colégio, e nada melhor do que o muro, onde a arte deles pode ser vista por toda a comunidade”, disse a diretora da escola, Erozane Casagrande, que comentou que a ação propiciou uma melhora na limpeza de outros ambientes e no rendimento estudantil.
Para a professora Vaneça Vedana, que atua na Sala de Recursos, a grafitagem serviu para melhorar a autoestima dos alunos. “Eles ficaram mais motivados. Foi uma oportunidade para mostrar à comunidade o talento de cada um”. Ela explicou que o grafite, além de ser uma forma de comunicação que expressa a identidade da sociedade, é uma valorização do patrimônio público.
A grafitagem demorou cerca de três meses para ser concluída e a arte foi aprovada pela direção escolar. Para a aluna Hellen Bueno, a grafitagem aproximou alunos e equipe gestora e deixou o espaço escolar mais alegre e agradável. “Um muro com a cara do aluno”, disse o estudante Matheus Nunes.
O aluno Lucas Emílio Kampfert, disse ter sido divertida a experiência, além de ter contribuído para a socialização com outros estudantes. “o grafite deixou o colégio mais bonito e é um incentivo à arte”, afirmou Lucas, que disse se inspirar em outros grafites para fazer os desenhos.
A estudante Nayara Selts também vê no grafite um incentivo para que outros alunos produzam arte. “A ação atraiu a curiosidade de outros alunos, que acabaram colaborando com a pintura dos desenhos”, relatou a aluna do 6º ano.
Segundo Erozane, onde existe grafitagem, não há pichação. Além disso, é uma maneira de embelezar o espaço escolar, principal lugar de atuação e socialização do adolescente.


