Leitura diária melhora rendimento de alunos em escola rural 23/09/2014 - 16:50
Há três anos o hábito da leitura é incentivado diariamente entre os alunos da Escola Estadual do Campo Padre Anchieta, em Barracão (Sudoeste). O projeto “Toque de leitura” faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e já abriu as páginas de várias histórias fantásticas, ficção científica, perseguições, reviravoltas e lições de superação para os estudantes que moram na Linha São José, zona rural da cidade.
O projeto permanente de leitura tem o objetivo de incentivar o hábito de ler entre os alunos. Todos os dias são reservados 30 minutos para os estudantes lerem na escola. “A intenção é despertar o hábito de leitura nos alunos. A partir do momento que as crianças lerem todos os dias vão começar a gostar de ler”, explicou a diretora Josiane da Silva Fae.
Já são visíveis os resultados das leituras diárias. Na turma do 9º ano, dos 12 alunos, seis têm médias nos boletins entre 9 e 10. “Isso é um processo, não é algo que acontece do dia para a noite, durante anos as alunas foram se adaptando às leituras e hoje têm muita facilidade na oralidade, têm um raciocínio muito rápido”, explicou a diretora Josiane.
As alunas do 9º ano participam de uma atividade de voluntariado, para incentivarem as crianças que estudam na Escola Municipal Severino Bruschi a lerem. A cada 15 dias elas ficam a tarde na escola para apresentarem histórias infantis às crianças. As alunas se caracterizam e fazem um teatro sobre o que os livros contam.
Além da apresentação, as alunas da Escola Padre Anchieta também fazem uma palestra sobre os cuidados com os livros e a importância da leitura. Clarice Alexandre Kirch, de 14 anos, do 9º ano, é uma das alunas que participa do projeto voluntário.
“Eu faço uma troca de ideias com as crianças. Gosto de ler ficção, é muito legal. Antes eu não lia muito, não tinha interesse. Agora isso mudou. Depois que entrei no projeto não largo mais os livros. Eu incentivo outros alunos a lerem também. Os livros abrem novas portas, você aprende muito lendo”, afirmou Clarice.
Gosto pela leitura
Assim como Clarice, outros alunos que participam do “Toque de leitura” confiram a mudança que a leitura diária trouxe para eles. “Acho que a leitura é importante porque faz com a gente se desenvolva e compreenda melhor as coisas”, disse a aluna Priscila Vaz, de 14 anos, do 9º ano.
“A leitura me ajudou bastante na escola. Conto histórias para crianças e gosto de livros infanto-juvenis”, afirmou Ana Paula Biasi Siqueira, 12 anos, do 8º ano. “Acho muito bom e produtivo o projeto de leitura. Quem lê se desenvolve melhor”, contou Larissa Soares Zanivan, 14 anos, 9º ano.
Pamela Rafaela Lippi, 14 anos, 9º ano, confessou que não gostava de ler livros extensos antes de participar do projeto de leitura da escola. “Agora isso mudou. Vejo como é importante a leitura, quem lê compreende melhor as informações”, disse.
Café literário
Nesse ano, no dia 7 de novembro, será realizado o 2º Café Literário, que terá participação de todas as escolas de Barracão e de duas escolas de Santa Catarina. No evento será discutida a importância da leitura na vida dos alunos.
O projeto permanente de leitura tem o objetivo de incentivar o hábito de ler entre os alunos. Todos os dias são reservados 30 minutos para os estudantes lerem na escola. “A intenção é despertar o hábito de leitura nos alunos. A partir do momento que as crianças lerem todos os dias vão começar a gostar de ler”, explicou a diretora Josiane da Silva Fae.
Já são visíveis os resultados das leituras diárias. Na turma do 9º ano, dos 12 alunos, seis têm médias nos boletins entre 9 e 10. “Isso é um processo, não é algo que acontece do dia para a noite, durante anos as alunas foram se adaptando às leituras e hoje têm muita facilidade na oralidade, têm um raciocínio muito rápido”, explicou a diretora Josiane.
As alunas do 9º ano participam de uma atividade de voluntariado, para incentivarem as crianças que estudam na Escola Municipal Severino Bruschi a lerem. A cada 15 dias elas ficam a tarde na escola para apresentarem histórias infantis às crianças. As alunas se caracterizam e fazem um teatro sobre o que os livros contam.
Além da apresentação, as alunas da Escola Padre Anchieta também fazem uma palestra sobre os cuidados com os livros e a importância da leitura. Clarice Alexandre Kirch, de 14 anos, do 9º ano, é uma das alunas que participa do projeto voluntário.
“Eu faço uma troca de ideias com as crianças. Gosto de ler ficção, é muito legal. Antes eu não lia muito, não tinha interesse. Agora isso mudou. Depois que entrei no projeto não largo mais os livros. Eu incentivo outros alunos a lerem também. Os livros abrem novas portas, você aprende muito lendo”, afirmou Clarice.
Gosto pela leitura
Assim como Clarice, outros alunos que participam do “Toque de leitura” confiram a mudança que a leitura diária trouxe para eles. “Acho que a leitura é importante porque faz com a gente se desenvolva e compreenda melhor as coisas”, disse a aluna Priscila Vaz, de 14 anos, do 9º ano.
“A leitura me ajudou bastante na escola. Conto histórias para crianças e gosto de livros infanto-juvenis”, afirmou Ana Paula Biasi Siqueira, 12 anos, do 8º ano. “Acho muito bom e produtivo o projeto de leitura. Quem lê se desenvolve melhor”, contou Larissa Soares Zanivan, 14 anos, 9º ano.
Pamela Rafaela Lippi, 14 anos, 9º ano, confessou que não gostava de ler livros extensos antes de participar do projeto de leitura da escola. “Agora isso mudou. Vejo como é importante a leitura, quem lê compreende melhor as informações”, disse.
Café literário
Nesse ano, no dia 7 de novembro, será realizado o 2º Café Literário, que terá participação de todas as escolas de Barracão e de duas escolas de Santa Catarina. No evento será discutida a importância da leitura na vida dos alunos.












