Mensagem do vice-governador e secretário da Educação 23/08/2011 - 13:00

Prezados(as) Amigos(as)

É com muita alegria que escrevo para lembrar com vocês a Semana da Pessoa com Deficiência. Celebrar com a Entidade as conquistas, as dificuldades, os desafios e a vontade firme de projetar sempre novos rumos para a população atendida.

No mundo onde todos somos iguais e tão diferentes, ninguém é igual a ninguém, precisamos ainda fazer uma longa caminhada para superar as barreiras e os preconceitos, mas também manifestar alegria pelas conquistas. Conforme já anunciei, a partir de setembro, todas as APAEs e Coirmãs estarão incluídas nos programas da Rede Estadual de Ensino. Isso significa a garantia de direitos pelos quais lutamos por tantos anos.

É preciso ampliar, sempre mais, os trabalhos sociais, pedagógicos e administrativos para que, com a melhoria de infraestrutura e de procedimentos técnicos, eliminemos as barreiras físicas, atitudinais, pragmáticas e de acesso aos serviços, espaços e bens necessários para efetivar o desenvolvimento social, pessoal, profissional e educacional, promovendo a igualdade de oportunidades para todos.

Como expressa o cartaz da Semana Nacional: A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha a coragem de ser diferente. Mais uma vez somos convocados para a concretização de uma melhora de qualidade de vida, estimulando a consciência e o respeito pela singularidade de cada pessoa, independente de cor, credo, origem, idioma, deficiência e condição social, entre tantas particularidades.

Desejando que todas as nossas cidades se tornem inclusivas e que permitam acesso à cultura, saúde, educação, desporto, turismo e lazer, indiscriminadamente, ressalto a importância de que atentamos aos pressupostos de nossa legislação para avançarmos juntos, com perseverança e alegria, em ações que assegurem os direitos e materializem os nossos sonhos e projetos para as APAEs e Coirmãs do Paraná e do Brasil.

Abraços a todos

Flávio Arns

Vice-Governador do Paraná

Secretário de Estado da Educação