Mostra interdisciplinar faz alunos pesquisarem países 28/10/2014 - 08:40

A cada dois anos o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, em Toledo, realiza a Mostra Tribos e Nações. Na sua oitava edição a atividade faz com que os alunos do ensino médio, a partir de uma área de interesse, pesquisem sobre outros países estabelecendo também conexões entre as disciplinas. Este ano, a atividade envolveu 350 estudantes.

O evento montado na semana passada foi organizado em 35 estandes com diversos temas, desde moda, culinária, escotismo, turismo, medicina, cultura, entre outros assuntos. “Eles foram buscar algo que os identifique e fizeram pesquisas do assunto, podendo trabalhar com mais interesse”, comentou o professor de Arte, Flávio Dolberth.

Antes de levar os trabalhos para a Mostra, os estudantes já haviam feitos apresentações e seminários, em sala, quando tiveram oportunidade de expor aos colegas e professores o resultado de suas pesquisas. “Em sala eles fizeram a parte acadêmica e, agora, estão exercitando a parte artística e o entrosamento com os visitantes”, completou o professor.

Todos os estandes são organizados pelos alunos. “Eles se envolvem bastante e é interessante, pois o evento também desperta a curiosidade deles, além de mostrarem de forma dinâmica a informação que obtiveram em relação à cultura, aos costumes, à tradição e às etnias”, disse o diretor da escola, Rubens Bragagnolo.

Houve ainda várias apresentações culturais. Como foi o caso do grupo do estudante Gabriel Donasolo, do 2º ano. Com outros colegas, ele apresentou a história, cultura e aspectos gerais do Texas, estado norte-americano. “A maior parte dos colegas já vem de uma cultura do interior, e alguns participam de montarias, rodeios, tocam viola, se identificam com a cultura do rodeio e com a moda country, por isso escolhemos o Texas, que muitos imaginam como um deserto ou lugar de ‘bangue-bangue’, o que não é real. O Texas é um estado produtivo e com uma cultura muito rica”, explicou.

A equipe de Matheus Henrique Alves, estudante do 3º ano, apresentou a moda na cultura de Paris, na França. “A maior parte do que expomos aqui foi confeccionado por nós mesmos. É o início de um sonho, eu podendo expor o meu trabalho e as pessoas vendo e elogiando já um bom começo”, afirmou o aluno que deseja continuar os seus estudos, no próximo ano, na área de moda e planeja se especializar na área de ateliê e no desenho de roupas.

GALERIA DE IMAGENS