NRE Irati capacita profissionais da merenda e do Programa do Leite das Crianças 26/07/2011 - 09:50

O Núcleo Regional de Educação de Irati reuniu no início da semana 150 profissionais da merenda e do Programa do Leite das Crianças dos 53 estabelecimentos estaduais atendidos pela regional e de nove APAEs dos municípios da região para discutir sobre a alimentação e nutrição escolar. Entre os assuntos abordados estavam os processos de armazenagem, higienização e manipulação dos alimentos, bem como a elaboração de um cardápio diversificado a partir dos produtos do Programa Estadual da Agricultura Familiar (Peaf). Ainda foram repassadas orientações sobre a operacionalização do Programa do Leite das Crianças e as atribuições dos profissionais nas escolas que fazem parte desse programa foram mais alguns temas trabalhados no encontro.
Para Ana Lucia Delara e Vanda Bielik, que trabalham há mais de 20 anos no Colégio Estadual Antonio Xavier, em Irati, o encontro foi muito proveitoso. “Encontros como esses são muito bons, pois explicam como receber a comunidade para a entrega do leite, tão importante para a criança que necessita desse alimento”, afirmou Ana Lucia, responsável no colégio pelo Programa do Leite das Crianças. Vanda, responsável pelo preparo da merenda, também achou muito importante os conteúdos que foram abordados e espera ansiosa pelo livro de receitas que será disponibilizado no portal Dia a dia Educação.
Rita Ferreira Ribas, que também é responsável pelo preparo da merenda e trabalha há 12 anos no Colégio Estadual João Negrão Junior, em Teixeira Soares, gostou muito de participar do curso. “Tivemos várias dicas de como utilizar os alimentos, de como deve ser o uniforme e de como fazer a merenda”, explicou Rita e sugeriu: “Deveria haver mais encontros como esse”.
Além do livro de receitas, que contem sugestões de preparo de alimentos para alunos com necessidades alimentares especiais, também será disponibilizado o “Manual de boas práticas”, com orientações de como armazenar, manusear e evitar contaminação dos alimentos, bem como prevenir acidentes de trabalho. “A merenda escolar de qualidade é uma prioridade da Seed e tem como finalidade garantir um hábito saudável e a ingestão de alimentos nutritivos. Para isso, é necessário capacitar as merendeiras”, ressaltou Regina Margareth Simão Kaveski analista técnica da Coordenação da Merenda Escolar da Sude/Seed.