NREs participam de formação continuada em Curitiba 02/05/2016 - 16:53

Técnicos das equipes pedagógicas dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) iniciaram nesta segunda-feira (2), em Curitiba, o curso de formação continuada para a troca de experiências e atualização das propostas previstas no plano de ação da Secretaria de Estado da Educação. A formação tem duração de 16 horas e conta para promoção no plano de carreira.

O curso é dividido em áreas de atuação. Neste primeiro momento participam os profissionais que atuam nas coordenações de educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional. Nos próximos dias será a vez dos profissionais das equipes do grupo de recursos humanos setorial, legislação escolar, formação continuada, educação básica e diversidade.

A formação faz parte do item três do programa Minha Escola Tem Ação (META), que determina a oferta da formação continuada a todos os profissionais da educação. “O caminho mais próximo para chegarmos ao professor, e assim obtermos os resultados que desejamos, é pelos técnicos que atuam nos núcleos educação abordando as especificidades de cada departamento dentro do plano de ação da Secretaria”, disse a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

Segundo Fabiana, um dos objetivos do META é aproximar as escolas das ações da Secretaria. “Através da formação os técnicos vão replicar essas informações às escolas e com isso buscamos atingir o nosso objetivo, que é termos uma educação pública de qualidade”, frisou a superintendente.

Para a técnica do departamento de educação de jovens e adultos do núcleo de Paranavaí, Dalva Maria Bertolo Buti, a formação vai refletir no processo de ensino e aprendizado e no trabalho pedagógico em sala de aula. “É um momento fundamental para a educação do Paraná e que atende a uma reivindicação antiga do grupo de coordenadores dos núcleos de educação, para trocarmos experiências sobre os diferentes desafios que enfrentamos”, disse Dalva.

Segundo a técnica do departamento de educação e trabalho da regional de Cascavel, Dilce Maria Simões dos Santos, a formação permite que os profissionais atualizem os conhecimentos necessários para a atuação das coordenações. “Essa atualização é muito importante para a condução do nosso trabalho porque esse conhecimento será repassado durante as capacitações locais e também no trabalho desenvolvido nas escolas”, lembrou Dilce.

GALERIA DE IMAGENS