Núcleo recebe visita da Caravana da Poesia 10/11/2014 - 14:55

Alunos do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio receberam a Caravana da Poesia. Eles participaram de uma programação cultural sobre a vida e obra do escritor e compositor paranaense Paulo Leminski e tiveram a oportunidade de conhecer uma das filhas do poeta, Estrela Leminski, que se apresentou com o músico e compositor paranaense Téo Ruiz.

Na ocasião, estudantes de 11 colégios da região e do Centro de Atendimento Especializado a Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva de Cornélio Procópio (Visiaudio), fizeram apresentações musicais e de dança, seminários sobre a vida e obra do escritor, trabalhos de artes plásticas e declamações de poemas.

Entre as apresentações, o coral de alunos do Colégio Estadual do Campo São Jorge, em São Jerônimo da Serra, e o coral da Visiaudio, de Cornélio Procópio, cantaram músicas de Leminski. Esta é a segunda vez que os grupos participam da Caravana da Poesia. A primeira apresentação foi no ano passado, quando musicalizaram as composições de Vinicius de Morais, escritor escolhido pela Caravana para ser homenageado em 2013.

“A música é fundamental para o desenvolvimento do jovem e a Caravana proporciona o desenvolvimento cultural e literário por meio da música e da poesia”, afirmou a professora Bárbara Magro. Opinião compartilhada pela professora Sônia Steffano, que vê nas atividades realizadas pela Caravana o resgate do trabalho com a arte e a cultura paranaense. “A arte aguça o interesse dos alunos e desenvolve habilidades cognitivas e motoras”, explicou.

O evento contou ainda com a fanfarra do Colégio Estadual Dr. Antônio Pereira Lima, de Santa Mariana, que utilizou instrumentos alternativos feitos com materiais reciclados e latões. “Para os alunos, poder participar de eventos como esse é muito valioso para oportunizar o acesso à cultura e a atividades diferenciadas”, comentou Rosângela Pedro, diretora do colégio.

Outro destaque foi a exposição de obras de artes plásticas confeccionadas por alunos do Colégio Estadual Dulce de Souza Carvalho, de Cornélio Procópio. As obras, baseadas no poema “Saber é pouco”, foram todas confeccionadas com materiais reciclados. O trabalho, coordenado pela professora Sueli Castilho, faz parte do Projeto Reciarte, desenvolvido com alunos de 8º e 9º anos que veem na reciclagem uma oportunidade de fazer arte.

Para as alunas Ana Janaína Rodrigues e Juliana Ramos Ferraz, participar da Caravana é motivador. “Não conhecíamos a obra de Lemisnki. O projeto da Caravana proporcionou esse acesso aos estudantes. Todo mundo adorou”, comentou Ana Janaína.

A CARAVANA - Para incentivar e promover no espaço escolar a leitura de textos, foi criada, em 2012, a Caravana da Poesia, um projeto da Secretaria de Estado da Educação que leva às escolas da rede estadual atividades literárias, culturais e artísticas sobre um escritor escolhido. Neste ano, o contemplado foi o paranaense Paulo Leminski.

“O objetivo é contribuir para a formação de leitores ativos e reflexivos e mobilizar a comunidade escolar para conhecer a obra de Leminski”, comentou Daniel Faria, um dos integrantes da Caravana. Daniel explicou que durante o primeiro semestre, os professores dos estabelecimentos de ensino do Paraná foram motivados a contemplar nos planos de trabalho a produção artística do poeta e compositor Paulo Leminski, com a finalidade de favorecer o processo de significação, interpretação e releitura de suas obras, nas diversas formas de expressão cultural e áreas do conhecimento, de forma integrada e multidisciplinar.

“Estamos despertando o aluno não só para a obra de Leminski, mas para a produção de outros autores, inspirando estes estudantes a produzirem a sua própria obra”, comentou Áurea Leminski, uma das filhas do artista.

De acordo com o coordenador de Estudos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Educação, Renê Wagner Ramos, a leitura transforma as pessoas. “Se existe na educação um ato revolucionário, é o ato de ler, pois permite a libertação da ignorância. A leitura possibilita alcançar novos horizontes, amplia a visão de mundo. Ela deve ser base do processo educativo”.

GALERIA DE IMAGENS