“PAD nos levará à educação de excelência” 12/12/2013 - 15:00

As ações do Plano de Ações Descentralizadas (PAD) estão fortalecendo o trabalho administrativo e pedagógico das escolas da rede estadual de ensino em todo Paraná. Em Curitiba, os colégios estaduais Getúlio Vargas e Guilherme Maranhão, já apresentam melhoras nos resultados dos trabalhos.

No Colégio Estadual Getúlio Vargas, no bairro Barreirinha, as ações foram concentradas na adaptação curricular e avaliação para alunos com múltiplas deficiências. Os profissionais que trabalham com esses alunos recebem capacitação por meio dos cursos de Formação em Ação.

“O PAD dá um suporte para as escolas que apresentam necessidades específicas, como era o nosso caso”, lembra a diretora Andréia Regina Vaz Muraski.

O plano de ações apontou ainda outras necessidades administrativas pontuais, como os laboratórios de ciências e informática que não funcionavam na escola.

Quem ganhou com o PAD no Colégio Getúlio Vargas foram os alunos. “Tivemos várias aprovados em vestibulares este ano. “A expectativa com o plano é que ele nos auxilie a melhorar cada vez mais avançando rumo a uma educação de excelência”, conta a diretora.

PARTICIPAÇÃO – Há três meses os atrasos dos alunos eram uma das principais dificuldades da direção do Colégio Estadual Guilherme Maranhão, no bairro do Tatuquara. O problema foi solucionado depois que a escola começou a trabalhar com uma nova metodologia de atendimento e acompanhamento, com a participação dos pais.

Outra conquista da escola foi na aplicação do Movimento Integrado de Avaliação. “Fizemos um levantamento de todos os alunos com risco de reprovação e comunicamos aos pais para que eles acompanhassem os filhos mais de perto para ajudar no processo pela aprovação”, explica a pedagoga Márcia de Almeida Santana.

Os professores elaboraram um material especial para a retomada dos conteúdos do primeiro e segundo trimestre. “Oportunizamos aos alunos a retomada e recuperação dos conteúdos que eles não conseguiram absolver no decorrer do ano”, lembra a pedagoga.

Durante a Semana de Interação Escola-Comunidade foram desenvolvidas ações para mostrar aos alunos e comunidade que a escola é um bem de todos. Os estudantes organizaram atividades de jardinagem, pintura e pequenas reformas.

Também foi construído um espaço para leitura com livros que os alunos conseguiram por doações da comunidade. “Essa aproximação entre escola e Secretaria é fundamental para que novas ideias surjam. Isso está realmente fazendo a diferença no nosso trabalho”, conta o diretor Antônio Mendes de Melo.

GALERIA DE IMAGENS