PPA encerra etapa de formação continuada 12/11/2011 - 07:30

A formação aconteceu simultaneamente em três cidades. O objetivo foi formar alfabetizadores para atender todo Estado.

 

Foto: Giuliano Gomes/SEED


Encerrou na sexta-feira (11) o curso de Formação Continuada em Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. O curso aconteceu simultaneamente em Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. Foram qualificados cerca de 600 alfabetizadores e coordenadores de alfabetização. O objetivo dos eventos é garantir a melhoria do processo de alfabetização que é realizado em todo o Paraná.

O curso é oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), para os alfabetizadores que atendem todos os municípios do Estado. De acordo com a coordenadora Lia Burigo, o programa tem como objetivo levar cidadania até os alfabetizados. “O programa significa um desenvolvimento social. A pessoa se sente inserida na sociedade. A partir da alfabetização nós conduzimos essas pessoas para a continuidade dos estudos”, disse.

Os alfabetizadores são voluntários que realizam o trabalho de formação de turmas em suas localidades. O programa busca aliar a metodologia com a realidade em que os alunos estão inseridos. “Conheço bem a realidade da minha comunidade e procuro trabalhar isso com os alfabetizandos. Dentro desse contexto nós levamos uma formação consciente”, explicou o alfabetizador José Floriano da Silva, que atua em Curitiba.

Depois da alfabetização inicial pelo Programa Paraná Alfabetizado (PPA), os alunos ingressam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase I. O PPA atende cerca de 35 mil pessoas pelo estado. A taxa de analfabetismo no estado é de 6,5%. O governo trabalha para atingir a meta de 4% nos próximos quatro anos.

 

GALERIA DE IMAGENS