Paraná Alfabetizado deve atender 60 mil pessoas este ano 03/08/2012 - 10:35
Começaram nesta quarta-feira (1º), em todo o Paraná, as atividades das turmas do Programa Paraná Alfabetizado (PPA), que atende pessoas com idade superior a 15 anos que não sabem ler ou escrever. Desde que foi criado, o programa já atendeu 464 mil pessoas e a meta para este ano é atender mais 60 mil.
As turmas reúnem pessoas como Nerci Caroleski, 68 anos, que na infância abandonou os estudos para trabalhar e agora frequenta as aulas na Associação de Moradores do Uberaba, em Curitiba, onde estudam mais 15 pessoas. “Fiz o ensino primário, mas faz muito tempo e esqueci tudo o que aprendi. Agora estou revendo a aprendendo coisas que não lembrava ou não sabia”, diz ela.
Aos 73 anos, Cilda Maria de Jesus Valente, integrante da mesma turma, nunca teve a oportunidade de estudar. “Eu não sabia ler e nem escrever o meu nome direito. Agora consigo fazer tudo sozinha. É uma sensação muito gostosa”, contou.
Outra aluna, Ana Francisca de Araújo, aproveita os intervalos entre uma explicação e outra para ler versos que ela mesma faz. “Eu ainda me confundo com algumas palavras, mas pergunto para a professora e continuo escrevendo”, revelou. Depois que começou a participar do programa, Ana pode realizar outro grande desejo: ler a Bíblia.
A intenção é que, após concluírem o programa, os participantes do Paraná Alfabetizado continuem os estudos, seguindo para a Educação de Jovens e Adultos – Fase I (ensino fundamental) e Fase II (ensino médio). “A perspectiva do programa é inserir os alfabetizandos no mundo da leitura para que tenham acesso à escolarização e continuem os estudos”, explicou Maria Cristina Rigon, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação.
A alfabetização contribui para que as pessoas exerçam sua cidadania plenamente, lembra a alfabetizadora Tatiana Brugesff Carpinelli.. “É bom perceber que estamos ajudando outras pessoas a modificar sua realidade. É um trabalho muito recompensador”, diz.
O PPA é uma ação do governo do Estado do Paraná, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Programa Brasil Alfabetizado, prefeituras e sociedade civil. Atualmente o Estado tem uma taxa de analfabetismo de 6,29%.