Patrulha Escolar leva orientações para 1,6 mil diretores e pedagogos 09/10/2013 - 17:00
A parceria entre as secretarias de Estado da Educação e da Segurança Pública tem reunido diretores e pedagogos de todas as escolas do Paraná. Policiais militares do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, em reuniões com a comunidade escolar, já deram orientações a 1,6 mil diretores e pedagogos. Nesta quarta-feira (9), a 10.ª reunião teve a participação de cerca de 120 pessoas dos sete municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Paranaguá. A próxima etapa será em Apucarana daqui a duas semanas.
Os representantes da Patrulha Escolar falaram sobre a importância da mediação de conflitos que podem acontecer no cotidiano da escola. “Uma das funções do nosso trabalho é auxiliar as escolas quando já se esgotaram todas as possibilidades pedagógicas. Quando a indisciplina virou ato infracional”, comentou o sargento Eleanderson Oliveira, do 6.º Pelotão da Patrulha Escolar, que atende o Litoral do Paraná.
Os participantes são orientados quando ao preenchimento das atas quando ocorrem delitos para respaldar e proteger a escola, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também recebem explicações sobre o 181 (Disque Denúncia) para contribuir no combate ao narcotráfico no Paraná.
O encontro já aconteceu nos núcleos regionais de Educação de Ibaiti, Curitiba, Área Metropolitana Norte, Área Metropolitana Sul, Maringá, Londrina, Ivaiporã, Telêmaco Borba e Foz do Iguaçu.
PREVENÇÃO – Na terça-feira (8), representantes da Secretaria da Educação e da Patrulha Escolar estiveram no Colégio Estadual Felipe Valentim e no Colégio Estadual Lucy Requião de Mello e Silva, ambas na Ilha do Mel. “Nas escolas das ilhas verificamos quais as necessidades pontuais de cada uma”, explicou a representante da Secretaria da Educação na Patrulha Escolar, Lígia Berg.
Os alunos foram orientados sobre a importância dos estudos, prevenção ao uso de drogas, valorização do patrimônio público e o uso responsável das redes sociais. “Gosto da escola. Aqui aprendemos sempre algo novo e a conviver, para no futuro ter uma carreira, um salário”, disse a aluna do 8.º ano do ensino fundamental Milena Villegas, 12 anos.
Os estudantes também conheceram um pouco mais da campanha “Conte até 10” – parceria entre a Secretaria da Educação e Ministério Público do Paraná para fortalecer a cultura da paz e o respeito entre os cidadãos. “Contar até 10 para não agredir o outro. É preciso respeitar as pessoas”, comentou o aluno Brayan Neves, colega de Milena.




















