Professores PDE apresentam resultados 22/11/2011 - 10:40

As apresentações dos resultados de implementação dos projetos dos professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da turma de 2010-2011 do Núcleo Regional de Toledo terminaram nessa segunda-feira (21). Cada professor teve aproximadamente quinze minutos para falar sobre seu projeto de intervenção pedagógica nas escolas e apresentar os resultados obtidos com os alunos.

De acordo com a coordenadora do PDE na regional, Alice Maria Bohnen, os encontros são uma forma de avaliação dos projetos implementados, além de uma oportunidade para que os professores de diversas disciplinas socializem suas experiências. “É o primeiro ano que estamos fazendo este encontro e assim podemos avaliar de perto e ouvir cada um dos participantes do programa. Neste encontro, o professor PDE retoma essas estratégias analisando se conseguiu ou não atingir seus objetivos, e até se foi além das suas expectativas”, explicou a coordenadora.

A professora Clarice Fernandes, de Palotina, elaborou um projeto pensando em melhorar o desempenho escolar dos alunos na leitura e na escrita. “Criamos um blog para publicar os textos, e percebi que quando eles produziam para publicar no blog, o empenho era muito maior”, relatou Clarice, afirmando ter se sentido muito feliz com a aplicabilidade de seu projeto em sala de aula e com a participação dos alunos.

Ao todo, 73 professores participaram dos encontros que iniciaram em Palotina e Terra Roxa. No dia 17, o evento aconteceu no polo de Santa Helena e no dia 18, em Marechal Cândido Rondon. Hoje (21) acontece o último encontro no polo de Toledo.
Neste segundo semestre, os professores tiveram a oportunidade de realizar atividades voltadas às diversas disciplinas e áreas do conhecimento com os alunos: projetos de incentivo à leitura e à escrita, de preservação ambiental, de resgate da memória e tradição oral, de ludicidade no processo de ensino e aprendizagem, de matemática financeira, entre outros.

PDE - O Programa de Desenvolvimento Educacional é uma política pública de Estado regulamentado pela Lei n° 130 de 14 de julho de 2010, que estabelece o diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica, através de atividades teórico-práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar da escola pública paranaense.

A duração é de dois anos, no primeiro ano o professor participante tem garantido o direito a afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva e no segundo ano tem garantido o afastamento de 25%, no qual deverá implementar o projeto de intervenção pedagógica na escola em que atua. Outras atividades realizadas pelos professores participantes do PDE são: elaboração de material didático pedagógico, tutoria no Grupo de Trabalho em Rede e produção de um artigo científico.

GALERIA DE IMAGENS