Professores das séries iniciais e finais se reúnem em Ibaiti 14/08/2011 - 07:50
Professores das redes estadual e municipal de ensino atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Ibaiti se reuniram para trocar experiências essa semana na sede da regional. Participaram mais de 120 professores de 4ª e 5ª séries das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, além dos que trabalham nas Salas de Apoio. O objetivo das discussões foi articular o trabalho dos professores das séries iniciais e o das séries finais, para que os educadores estejam mais preparados para lidar com os alunos na transição para a quinta série.
O debate ficou baseado na abordagem em sala de aula de conteúdos fundamentais para as séries iniciais e nas séries finais. “A ideia é que os professores de ambas as redes estabeleçam um contato. Nós queremos aproximar os educadores das séries iniciais e finais e as redes estadual e municipal, para que haja uma continuidade nos conteúdos ensinados”, explicou a técnica pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa do Núcleo de Ibaiti, Hilda Morais do Paraízo Ribeiro.
Dessa forma, os professores das séries finais saberiam quais dificuldades os alunos que vieram das séries iniciais têm e como saná-las. E os professores das séries iniciais saberiam o que poderiam trabalhar com os alunos para que eles estivessem mais bem preparados para as séries finais.
O encontro entre professores foi a chance de conhecer a visão de outros educadores e buscar soluções em conjunto para questões encontradas em sala de aula. “Foi muito gratificante, uma vez que os professores tiveram oportunidade de discutir, apontar dificuldades e refletir sobre sua prática em sala de aula”, contou a professora de História Simone Otílio Neto, da Escola Municipal Manoel Ribas.
Entre os temas discutidos estavam currículo básico, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e as Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos, além das dificuldades que os alunos têm em escrita, leitura e em cálculo.