Professores participam do Missão Pedagógica no Parlamento 07/11/2011 - 14:41
Representantes do Paraná participaram no último mês, em Brasília, do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, o evento é uma oportunidade de socializar saberes e práticas sobre como fortalecer a escola, tornando-a em um espaço privilegiado para a vivência da democracia e cidadania.
“Participar do Programa Missão Pedagógica foi uma experiência gratificante para conhecer o parlamento brasileiro, compartilhar as experiências pedagógicas desenvolvidas em sala de aula com professores de todo país, além de se inteirar das propostas da Câmara Federal para a área da educação para a cidadania e democracia”, enfatizou Arno Bento Mussoi, professor de Geografia do Colégio Floriano Peixoto em Laranjeiras do Sul.
O programa também cria uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância da inserção da educação democrática nas práticas pedagógicas. “Foi um trabalho bem otimizado e organizado, participamos de palestras bem interessantes. O contato com diferentes pessoas e realidades é um acréscimo na nossa profissão, nos dá novas ideias”, contou Marlene Haboski de Amorim, professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual João Arnaldo Ritt em Toledo.
Selecionados no mês de agosto, os professores encaminharam um trabalho para a Câmara Federal relatando uma experiência pedagógica vivenciada em sala de aula, com os temas sobre democracia, cidadania e política. Ao todo, participaram do programa 54 professores de ensino médio da rede pública de todo o Brasil.
Segundo a professora, trabalhar em um projeto de lei com os alunos exige muita dedicação, leitura e ideias coerentes, pois se trata de um processo constitucional. “Escrever um projeto de lei é uma redação”, afirmou Marlene.
Já a experiência pedagógica encaminhada pelo professor Arno relatou seu trabalho com os alunos na participação política e na formação de um homem integral, capaz de exercer sua cidadania e contribuir com a construção da sociedade.