Professores participam do curso Educação para a Paz 15/09/2011 - 17:10

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Wenceslau Braz, em parceria com as Faculdades Integradas de Itararé (Fafit) e a Secretaria Municipal de Educação de Arapoti, realiza o 1º Educação para Paz. O curso é ofertado a 50 profissionais da educação da rede pública de ensino que, aos sábados, em Arapoti, debatem temas em prol de uma cultura de paz nas escolas.

Para a coordenadora do curso no Núcleo, Luciane Soares, o evento surgiu de uma necessidade de melhorar as relações humanas em sala de aula. “Esperamos que o curso sirva de base para resultados positivos, pois serão realizados durante todo o ano projetos nos colégios, e a proposta é que esses projetos continuem sendo desenvolvidos por tempo indeterminado”.

De acordo com a professora de Sociologia Aline Soares de Souza, do Colégio Estadual Rui Barbosa, nos encontros se aprende a estreitar as relações entre professor e aluno. “Há também a relação entre os próprios alunos, a fim de ajudá-los a conviverem de maneira mais amigável. Claro que tudo depende de como o profissional irá trabalhar isso em sala de aula”, disse.

Segundo Jaqueline Ribeiro, que há dois anos trabalha no colégio como intérprete de libras, a proposta do curso é mostrar o que é de fato educar para a paz. “Aprendemos como transmitir uma educação para a paz em sala de aula, a dar mais atenção às especificidades dos alunos”, afirmou Jaqueline, que irá desenvolver um projeto sobre libras.

Entre os assuntos abordados nos encontros estão ludicidade e psicomotricidade, estratégias de mobilização para inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no ensino regular, educação ambiental e implementação do plano de ação na escola para a cultura da paz.

GALERIA DE IMAGENS