Professores são liberados para mestrado e doutorado 16/07/2012 - 17:40

As liberações para que professores da rede estadual possam cursar mestrado ou doutorado, com vencimentos, estão sendo concedidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) desde o primeiro semestre. No total, 303 professores vão ter a oportunidade de investir em sua formação e, posteriormente, aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.

Só nessa semana, o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, assinou 133 novas liberações. Antes já haviam sido concedidas 170 liberações. De acordo com o secretário, a contínua formação acadêmica proporciona aos professores mais conhecimento para a sala de aula. “Estamos reafirmando o compromisso de valorizar quem trabalha em prol da melhoria da educação de nossos alunos”, destacou.

Em 2012, os afastamentos já tiveram início e os professores continuam a receber seus vencimentos, sem prejuízo na remuneração. Pelo Plano de Carreira do Magistério, o afastamento para Mestrado e Doutorado já era previsto, mas há muitos anos nenhum professor era liberado. Com essa atitude, a atual gestão estimula a formação do professor que pretende crescer profissionalmente, dentro de uma política de qualificação e valorização do profissional do magistério.

A professora Melissa de Melo Wakim terá a oportunidade de realizar o curso de Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. “É uma oportunidade única que estou tendo para realizar meu aperfeiçoamento profissional. Além do Programa de Desenvolvimento Educacional, para os professores da rede estadual, a liberação para o Mestrado é mais um benefício que a atual gestão pôs em prática”, disse Melissa.

Com esse número de liberações, a SEED atingiu a meta estabelecida para este ano. Neste momento, a Secretaria está em fase de elaboração de resolução que normatizará procedimentos de renovação e liberações, com a normatização do artigo 13 da Lei Complementar 103/2004.

GALERIA DE IMAGENS