Programa Agrinho tem festa de premiação 24/10/2011 - 09:50
O governador Beto Richa e o vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns, participaram na última sexta-feira (21) da cerimônia de premiação do Programa Agrinho, em Curitiba. O evento reuniu mais de 1,2 mil alunos, professores e autoridades e pela primeira vez contou com a presença de um chefe de Estado. “Este é um grande programa que ajuda professores e alunos a criarem uma nova consciência ambiental e de cidadania. A educação é prioridade, fundamental para a democracia e crescimento”, disse Richa.
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Paraná (SENAR-PR), o programa Agrinho está presente em todos os municípios paranaenses. “Nada se faz para desenvolver um estado e um país sem que haja investimento na educação. O programa Agrinho é fundamental, pois atinge toda educação básica com temas essenciais, como saúde e meio ambiente. Reconhecemos o programa como uma iniciativa importante para todas as áreas, um currículo de vivência diária”, comentou Arns.
Na ocasião, o secretário falou das escolas estaduais inseridas no Programa Jovem Agricultor Aprendiz. “Em 2011, inserimos o programa em cinco escolas e a meta para o próximo ano é de 100 escolas”, mencionou.
A premiação Agrinho ocorre nas categorias de experiência pedagógica, município agrinho, redação e desenho. A professora Lindamir Svidzinski Glaba, do Colégio Estadual Pedro Busko em Paulo Frontin, desenvolveu o projeto sobre a distância entre cidade e campo e foi a campeã da categoria experiência pedagógica. “Fiz um trabalho prático que envolveu muitos alunos, com oficinas, mapas conceituais e música. Foi muito positivo e houve uma quebra de preconceito sobre a visão em relação ao homem do campo”, contou. Quando perguntada sobre sua colocação ela disse: “Estou muito emocionada, meu trabalho foi valorizado e isso sim é um sonho”, comemora.
AGRINHO — O Programa Agrinho foi criado em 1995 pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolvido junto às escolas de ensino básico públicas, e há alguns anos para as particulares, o programa capacita professores disponibilizando ferramentas pedagógicas que os auxiliem a trabalhar em sala de aulas com crianças e adolescentes informações sobre saúde, ética, trabalho e consumo, cidadania e meio ambiente.
O governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação apóiam o Programa Agrinho, que conta com a parceria das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Justiça e Cidadania e Meio Ambiente, municípios e instituições públicas e privadas como a Receita Federal, a Superintendência Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho,o Ministério Público do Estado, o Tribunal Regional do Trabalho, o Banco do Brasil, Itaipu Binacional e a Dow Agrosciences.