Projeto ensina taekwondo para jovens das UPS 04/12/2013 - 13:20

Crianças e adolescentes das comunidades abrangidas pelas Unidades Paraná Seguro começam a ter aulas de taekwondo. O projeto estimula a cultura da paz, com atividades para a população e promoção da cidadania. O primeiro a ser atendido é o bairro União da Vitória, em Londrina, onde o projeto foi lançado na terça-feira (03).

A parceria é da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo com as secretarias estaduais da Justiça, da Segurança Pública e da Educação e com a Federação Paranaense de Taekwondo. O projeto atenderá 750 jovens em cinco comunidades. Em Curitiba, será instalado nas UPSs dos bairros Uberaba, Sítio Cercado e Cidade Industrial e, em Cascavel, no Jardim Interlagos.

Em Londrina, o lançamento do Taekwondo na UPS ocorreu no Colégio Estadual Professora Vani Ruiz Viesse, e atenderá 150 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos. As atividades serão desenvolvidas no contraturno escolar.

O secretário do Esporte e Turismo, Evandro Roman, disse que taekwondo, além da prática esportiva, incentiva a disciplina, respeito e a autoestima. “Vamos fornecer os acessórios para o desenvolvimento do esporte e também as roupas adequadas (os dobôs) para a prática da modalidade. Queremos fazer o melhor para essas crianças”.

O Programa UPS - Cidadania é uma ação do Governo do Paraná, em conjunto com os municípios, a Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep), entidades não governamentais e sociedade civil organizada. As ações desenvolvidas pelo programa proporcionam desenvolvimento socioeconômico, levando cidadania e atividades, às comunidades.

SEGURANÇA - As bases de policiamento comunitário foram instaladas em localidades que historicamente sofriam com altos índices de criminalidade. O modelo aproxima a polícia da população, contribuindo com o resgate da cidadania local. Os primeiros resultados já constatados são redução nas taxas de homicídio, furto e roubo.

Já são 14 UPS no Estado. Em Curitiba, há UPS nos bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado (Vila Osternack), Tatuquara (Vila Ludovica), Cajuru (Vila Trindade) e CIC (vilas Sabará, Verde, Sandra, Nossa Senhora da Luz e Caiuá). Na Região Metropolitana de Curitiba, têm uma unidade atende as vilas Zumbi dos Palmares e Liberdade, em Colombo (Zumbi - Liberdade) e outra, os bairros Guatupê, Cristal e Ipê, em São José dos Pinhais. No interior do Estado, estão instaladas no Jardim Interlagos, em Cascavel, e no Jardim União da Vitória, em Londrina.

A instalação de uma UPS é precedida de um trabalho de inteligência policial, que identifica e prende criminosos. Em seguida, ocorre a chamada ação de congelamento, com grande contingente policial no bairro. A fase seguinte é a instalação propriamente dita, com efetivo policial permanente, aliada à oferta de serviços públicos.

Com a coordenação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, é desenvolvido o UPS - Cidadania, voltado para reinserção social dos moradores. O programa integra ações de várias secretarias e órgãos do governo, com atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde, trabalho e emprego. As prioridades são discutidas com as comunidades, de forma a definir ações adequadas às necessidades e à realidade de cada região.

Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS