Região Metropolitana e Litoral recebem Caravana da Poesia 07/12/2012 - 17:30
A Caravana da Poesia Helena Kolody percorreu escolas da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral ao longo da primeira semana de dezembro para levar atividades artísticas e culturais a centenas de estudantes, professores e membros da comunidade escolar. O projeto busca incentivar a leitura e celebra o centenário de nascimento da poetisa paranaense Helena Kolody.
Em Guaratuba, nesta sexta-feira (7), as atividades aconteceram no Colégio Estadual Joaquim Mafra, e reuniu sete instituições de ensino, atraindo mais de 300 estudantes. “Foi ótimo fazer a oficina, porque aprendi mais sobre arte e conhecendo um pouco mais de poesia”, disse o aluno do 6º ano do Colégio Estadual Zilda Arns, Alexandro Grolsskopf, que gostou muito de participar da oficina TransformArte.
De acordo com o professor Ismael da Silva Ricardo, do Colégio Estadual Joaquim Mafra, que participou da oficina Poesia Paranaense, essas atividades são de grande importância. “Nossos alunos adoraram, se divertiram muito e, além disso, ainda tiveram a oportunidade de conhecer mais da obra de Helena Kolody”, comentou.
O Núcleo da Área Metropolitana Sul recebeu a visita da Caravana na quarta-feira (5). As apresentações de trabalhos e as oficinas aconteceram no Colégio Unidade Pólo, em São José dos Pinhais, por onde passaram mais de 1.500 alunos ao longo do dia.
“Os resultados não poderiam ter sido melhores. A participação foi muito intensa, os alunos elogiaram e já estão ansiosos por mais”, conta o técnico-pedagógico do Núcleo, Alessandro José Aldejar.
Foram realizadas 13 oficinas, que não só divertiram os estudantes, mas também ofereceram conhecimento e cultura. “Participei da oficina Contos e Cantos. Aprendi que poesia não é só para ler e escrever. É possível fazer poema com música, teatro e muitas outras coisas e ainda falar de temas bem importantes, como a desigualdade social. Achei muito diferente e legal”, disse o aluno Gabriel Antônio, de 12 anos, do Colégio Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira.
Para a professora Rosimar da Costa, que dá aulas de português no Colégio Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira, essa iniciativa faz muita diferença na vida da comunidade escolar. “Os trabalhos que os alunos fizeram durante o ano e as oficinas que participaram acrescenta muito a todos. Essa imersão na poesia e na cultura é um incentivo tão relevante que torcemos para que continue sempre”, completou.
Na terça-feira (4), os músicos, dramaturgos e poetas da caravana estiveram em Pinhais. Na parte da manhã, no Auditório Humberto Escarpa, aconteceram as performances dos artistas e vários trabalhos sobre Helena Kolody foram apresentados por alunos e professores de colégios do Núcleo Regional de Ensino da Área Metropolitana Norte. À tarde, no Colégio Mathias Jacomel, os alunos tiveram oportunidade de participar de oficinas, nas quais aprenderam mais sobre música, poesia, artesanatos, entre outros.
A técnica-pedagógica do Núcleo da Área Metropolitana Norte Ângela Correia percebeu o retorno dos colégios participantes por meio de uma pesquisa. “Tivemos respostas muito positivas. Alunos, diretores e professores gostaram muito de todas as atividades e acreditam que o projeto tem uma grande relevância e deve ter continuidade”, disse ela.
A caravana continua a viagem e na segunda-feira (10) chega à cidade de Cruz Machado, onde nasceu Helena Kolody, para fazer o encerramento de suas atividades. O encerramento das atividades será em Curitiba, no dia 14 de dezembro, na praça Rui Barbosa.