Rua do Lazer movimenta comunidade em Arapoti 21/09/2011 - 17:44

O Colégio Estadual do Campo de Calógeras, em Arapoti, e o Conselho Tutelar do município, realizaram em junho o projeto Rua do Lazer - uma reunião esportiva que aconteceu na frente da escola e contou com a presença de toda comunidade. Houve brincadeiras e torneios de futebol (masculino e feminino) e voleibol nas categorias infantil e juvenil, com entrega de medalhas para as equipes campeãs.

Segundo a diretora da escola, Leide Benedita Macur, o projeto Rua do Lazer promoveu a inclusão social por meio do esporte e do lazer. “Foi uma experiência gratificante, pois envolveu os alunos e a comunidade. Os alunos do sítio acharam um jeitinho de vir participar das brincadeiras e dos jogos. Foi um momento de grande alegria e entrosamento. Essa iniciativa fez com que eles tivessem um dia diferente, fortalecendo laços de amizade e promovendo a prática de esportes”.

De acordo com Jean Carlos Klichowiski, presidente do Conselho Tutelar, as atividades lúdicas são importantes na formação do indivíduo. “A criança se prepara para a vida, assimilando a cultura, aprendendo a competir e a cooperar com o outro. Ela também aprende a seguir regras e desenvolve sua atenção, concentração e estratégias de tomada de decisões”.

Gabriele Martins de Oliveira, aluna da 5ª série, disse ter valido a pena participar do projeto. “Todos brincamos e nos divertimos. Gostei das danças de rua, do vôlei e do futebol. Espero que aconteça mais vezes, pois foi muito legal”, disse a aluna.

Ações de integração entre escola e famílias devem ser promovidas constantemente. Para Lúcio Sérgio Ferracin, assessor técnico da Assessoria de Mobilização de Pais, Professores e Amigos da Rede Escolar (Ampare), a participação dos pais também é importantíssima. “Quanto mais os pais participarem da vida dos filhos, melhor. Os alunos se sentem motivados quando há essa integração entre eles, pais e professores”, explicou.