SEED divulga edital de seleção PDE/2012 26/09/2011 - 15:39

Os professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), cujas carreiras estejam no nível II e nas classes 8 a 11 da rede estadual de ensino, poderão participar do processo seletivo para ingresso no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) com início das aulas em 2012. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) divulga nesta segunda (26) o Edital nº 66/2011 que estabelece as instruções para a realização do PDE.

A superintendente da Educação, Meroujy Cavet, explicou sobre mudanças significativas no PDE que trarão reflexos positivos para a carreira do professor. “Diferente de anos anteriores, o professor classificado que possuir mestrado ou doutorado poderá pedir a análise do aproveitamento da titulação”, disse.

De acordo com Meroujy, neste ano, a SEED está possibilitando professores fixados nas classes 8, 9 e 10 também participem do processo seletivo e não somente na classe 11. “O professor classificado vai escolher uma linha de estudo que represente uma demanda prioritária na escola em que atua”, ressaltou.

O Programa permite que o professor realize uma formação continuada com duração de dois anos, organizado em quatro períodos semestrais. No primeiro ano, o professor fica afastado de sala de aula. No segundo ano de atividades do PDE, o afastamento será de 25%.

Cada professor do PDE elabora um Plano de Trabalho, uma proposta de intervenção prática na realidade escolar. No decorrer do processo, os participantes do programa são orientados por professores de instituições de ensino superior.

O PDE é realizado em parceria pela SEED e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Os professores podem acessar o Edital 66/2011 e a resolução 4128/2011.