SEED e MEC discutem Conferência de Meio Ambiente 26/11/2011 - 08:30

Webconferência com MEC e representantes de outros estados do Brasil orienta sobre a 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil que acontecerá em 2013.

Foto: Giuliano Gomes/SEED

O Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) participou de uma webconferência com o Ministério da Educação (MEC) e representantes dos outros 25 estados brasileiros mais Distrito Federal sobre a 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na última quinta-feira (24). A webconferência foi realizada para que o MEC passasse orientações às secretarias estaduais de educação sobre o evento, que será realizada em 2013.

O tema da 4ª edição da conferência desse ano são as escolas sustentáveis e envolve os alunos da 5ª série/6º ano a 8ª série/9º ano da rede pública de ensino do país. “Participar da conferência exige envolvimento do aluno, que fará trabalhos sobre sustentabilidade. O principal benefício que o aluno ganha ao participar da conferência é o diálogo e a interação com a comunidade, pois ele vai ter que conhecer a realidade dela para fazer o projeto sustentável”, explicou o coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional, Maurício Rosa, que participou da webconferência.

O objetivo da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio é consolidar a educação ambiental no país. Ela acontece em quatro fases, uma local, uma regional, uma estadual e a nacional, que é a conferência em si. A fase local acontece dentro das escolas e seleciona os alunos que participarão da próxima fase, que é de responsabilidade dos Núcleos Regionais de Educação. Cada núcleo seleciona um projeto para a fase estadual, que selecionará dentre eles 27 para a fase nacional. A previsão para o início da fase local é 2012 e da fase nacional é 2013.

GALERIA DE IMAGENS