Secretário participa de seminário do Sareh 18/10/2011 - 16:40

Secretário participa de seminário do Sareh

Foto: José Fernando Ogura

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou na manhã dessa terça-feira (18) do lançamento do seminário para os novos professores e pedagogos que atuarão no Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).

O secretário destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais do Sareh no atendimento aos alunos que se encontram hospitalizados ou que estão impossibilitados de frequentar a escola por motivos de tratamento hospitalar. “O governo do Paraná, por meio da SEED, atua para que o atendimento desse serviço tenha uma estrutura de qualidade”, disse.

O seminário foi promovido pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (DEEIN) e contou com a participação de 35 representantes de oito unidades do Sareh que realizam atendimento hospitalar dos Núcleos Regionais de Educação.

O evento deu início ao processo de formação continuada para os novos professores e pedagogos que trabalham em casas de apoio, hospitais e comunidades terapêuticas. Essas unidades são conveniadas com a Seed e recebem o programa de educação hospitalar.

Para a professora de História do Núcleo de Paranaguá, Digiovana Mocelim, uma das principais contribuições do Sareh é não permitir que o aluno deixe de estudar. “Há sempre um professor para cada área. Assim os alunos não perdem o tempo letivo por estarem hospitalizados”, disse. Os profissionais que atuam no atendimento aos alunos hospitalizados possuem uma metodologia que caminha de acordo com a saúde e a série em que o aluno se encontra.

O Sareh tem como objetivo atender os alunos que se encontram hospitalizados ou que não podem frequentar a escola por problema de saúde. O programa permite que os alunos dêem continuidade ao processo de escolarização, inserção ou reinserção em seu ambiente escolar. Somente no ano de 2011 o Sareh já realizou 1.664 atendimentos, tendo 2566 alunos atendidos pelo programa.

GALERIA DE IMAGENS