Secretário recebe delegação francesa 17/11/2011 - 17:10
Foto: José Fernando Ogura/Vice-governadoria
O vice-governador e secretario da Educação, Flávio Arns, recebeu nesta quinta-feira (17) uma comitiva com 20 representantes da região francesa de Rhône-Alpes. A delegação veio ao Paraná para conhecer o funcionamento das Casas Familiares Rurais (CFR) que são administradas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).
O funcionamento das Casas Familiares Rurais é resultado do regime de colaboração entre a secretaria, municípios e governo federal. “A parceria com o município e o entrosamento com o governo federal permite que jovens recebam formação profissional voltada ao desenvolvimento sustentável da região em que vivem”, disse Flávio Arns.
Para Pierre Pitvosky, presidente das Casas Familiares Rurais da região de Rhone-Alpes, o intercâmbio permite mostrar como funcionam as Casas na França e o que é feito no Paraná. “A missão das Casas Familiares Rurais é trabalhar com o desenvolvimento de cada território. Na região de Rhone-Alpes há diversificação nas áreas de formação e os alunos fazem estágios em empresas localizadas dentro do território”, explicou.
FUNCIONAMENTO - As Casas Familiares Rurais fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Constitui-se em um local dentro do município ou dentro de uma região destinado a formação técnica, humana e gerencial dos jovens do meio rural. Nas casas, os estudantes ficam uma semana em período integral e, na semana seguinte, vão aplicar em suas propriedades o que aprenderam.
A SEED realiza formação continuada e disponibiliza professores para trabalhar com cerca de 2,2 mil alunos em 41 casas familiares rurais distribuídas pelo Estado.