Seed apresenta PDE em Angola 05/09/2011 - 11:00
Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) apresentou o modelo de formação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Workshop Internacional sobre Educação, realizado em Angola, na África, no mês passado. O evento foi organizado pela Fundação Angolana Eduardo dos Santos (Fesa), em comemoração ao 15º aniversário da fundação e ao 69º de seu patrono.
As palestras, realizadas em Luanda e Huambo, a cerca de 1.000 km da capital, foram direcionadas aos professores da educação básica e superior das duas localidades, bem como aos dirigentes de educação do país, e abordou a experiência em formação continuada desenvolvida no Paraná por meio do PDE, em parceria com universidades e faculdades públicas do Estado.
A cidade de Huambo foi uma das mais atingidas pela guerra civil em Angola (1975-2002). O país está passando por um processo de reconstrução nacional, em suas estruturas políticas, econômicas, sociais e educacionais principalmente. “É necessário colaborar para reconstruir o país, e o Brasil, em especial o Estado do Paraná, estão colaborando ao participar deste workshop”, comentou Cassiano Roberto Nascimento Ogliari, coordenador Estadual do PDE.
Com a duração de dois anos, o PDE oferece formação continuada para os professores da rede estadual, que levam propostas e projetos educacionais para as escolas públicas. No primeiro ano os professores focam nos trabalhos acadêmicos. Já no segundo ano, os educadores ficam afastados em 25% da carga horária de suas atividades em sala de aula para concluir a formação.