Seed realiza curso para educação especial 30/08/2011 - 14:54

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou o “Curso de processo de avaliação psicoeducacional no contexto escolar” nessa segunda-feira (29), em Curitiba. O curso foi desenvolvido pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) com o objetivo de discutir os benefícios que esse processo de avaliação traz ao aluno. Cerca de 40 pessoas estão participando das aulas, entre pedagogos e psicólogos das secretarias municipais de educação e das escolas de educação básica na modalidade educação especial. O curso termina na sexta-feira (2).

Para o psicólogo e pedagogo do Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica (Ceaop) da Seed, João Carlos Barros, é importante levar em consideração o papel dos estudantes. “Para que a avaliação seja benéfica para o aluno, é necessário investigar o que está afetando a aprendizagem, para assim aperfeiçoar a prática de ensino”, disse.

A participação da família e da comunidade escolar também são fatores que influenciam a avaliação psicoeducacional. “Nós temos que levar em conta o conhecimento prévio da pessoa. Por isso, temos que ter um ponto de vista global e ver o todo, e não apenas a parte para fazer a avaliação”, acrescentou Barros.

De acordo com a psicóloga Eliziane Regina Kusnik Bellincanta, do Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado (Crape) do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, o curso é uma oportunidade para trocar experiências. “Estamos aqui para melhorar na profissão. Vamos desenvolver a investigação pedagógica e tirar dúvidas, principalmente em relação à avaliação dos alunos com deficiência intelectual”, afirmou.