Seed traz bons resultados dos primeiros 45 dias de Aula Paraná 20/05/2020 - 15:53
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) considera positivos os primeiros 45 dias do Aula Paraná, programa de aulas não presenciais adotados em função da pandemia do novo coronavírus. Hoje, as cinco ferramentas criadas pela Secretaria - transmissão de videoaulas na TV aberta, aplicativos (Aula Paraná e Google Classroom), gratuidade dos dados, material no Youtube e material impresso - atendem os 1,07 milhão de alunos da rede no Paraná.
“Temos hoje um dos modelos mais completos de aulas à distância. O Paraná é um estado com realidades sociais distintas, o que exigiu criar um modelo que permitisse todos os tipos de acesso. E o programa tem dado resultado, graças ao comprometimento dos professores, diretores e chefes dos núcleos”, destacou Renato Feder, secretário Estadual de Educação.
OS DADOS – Atualmente, o Aula Paraná conta com grande adesão nos cinco pilares. Só nestes primeiros 45 dias de Aula Paraná foram: 17,4 milhões de visualizações no Youtube; 592 mil jovens acessam o Google Classroom diariamente; 41 mil professores da rede estão conectados no Classroom e mais de 800 mil usuários já baixaram o aplicativo Aula Paraná nos celulares.
Estes números, aliados aos 3 canais de TV Aberta e os pacotes gratuitos de 3G e 4G que cobrem 99,7% do Paraná, garantem acesso as aulas não presenciais para os mais de 1 milhão de alunos da rede.
COMO FUNCIONA - Atualmente já foram gravadas e transmitidas 1.060 aulas, exibidas em 3 canais abertos da TV, por professores da rede, que contam com apoio de uma equipe pedagógica na elaboração do conteúdo. Essas aulas ficam armazenadas no canal do Youtube Aula Paraná, que podem ser revistas pelos alunos. Este mesmo material é posto nas salas virtuais do Google Classroom , junto com exercícios e conteúdos criados na Secretaria de Estado da Educação.
Roni Miranda, diretor de Educação, explica que o professor tem total autonomia para pôr e retirar conteúdo das salas virtuais. “Ele pode decidir que há necessidade de pôr mais material ou mudar o conteúdo, de forma que atenda a necessidade dos alunos”, explica. E todo o acesso a este sistema online (Youtube e Google Classroom) é feito pelo aplicativo Aula Paraná, que é a porta de entrada da gratuidade, que permite o acesso sem gastar o pacote de dados do aluno, da família do estudante e dos professores.
Os alunos que não estão tendo acesso ao sistema online estão recebendo o material impresso nos dias das entregas da merenda. A cada 15 dias, eles recebem o conteúdo pedagógico e nesse mesmo dia há uma equipe para tirar dúvidas sobre o conteúdo. Na entrega seguinte da merenda, que é quinzenal, o aluno entrega o material para receber futuramente a devolutiva dos exercícios.
TREINAMENTO – O diretor-geral, Gláucio Dias, explica que foi preciso uma grande mobilização para que os professores pudessem se adaptar à nova maneira de dar aula. “Ao todo foram mais de mil ações online (lives, web conferências, meetings, videoaulas, entre outras ferramentas), que foram feitas com chefes de núcleos, diretores e professores”, afirma Dias. Atualmente 97% dos professores estão presentes nas salas do Classroom, que são as salas virtuais onde são ministradas aulas para os alunos.
O diretor de Tecnologia e Inovação, Gustavo Garboza, afirma que constantemente os profissionais da área estão aperfeiçoando o sistema e divulgando tutoriais para quem ainda tem dificuldade de acesso. Recentemente, todo o conteúdo já disposto dentro das salas virtuais (Classroom) passaram a ser dispostos em um site aberto (www.aulaparana.pr.gov.br), para que o aluno possa buscar conteúdos, atividades escolares, slides e vídeos.
Outra ação será o lançamento de uma pesquisa para saber o grau de satisfação da rede. A pesquisa será lançada ainda neste mês.
BUSCA ATIVA - A diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, explica que a rede tem dedicado parte do tempo a fazer busca ativa dos alunos que não estão em nenhuma das opções ofertadas peal Secretaria. Em cada região, os diretores e professores ligam e buscam os alunos. “Há também propostas criativas, como diretores que saem de carros de som anunciando as aulas. Ou aqueles que ajudaram famílias carentes doando televisores ou notebooks”, disse.
Outra preocupação da rede tem sido também com os alunos de escolas privadas. Desde o início da pandemia, cerca de 7 mil alunos já migraram do ensino privado para o público. “Temos tido muita consulta de como mudar”, disse. Para dar suporte a esta demanda, provocada pela crise financeira gerada pelo Covid, a Seed criou uma ferramenta para matrículas online, que vai ajudar aqueles pais que querem migrar o filho para uma escola estadual. Para acessar, basta entrar no site da Secretaria de Educação (www.educacao.pr.gov.br).
ENEM – O diretor de Educação disse que para os alunos que vão prestar o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio terão em breve um conteúdo especial, que também será disponibilizado pelo sistema de aulas não presenciais Aula Paraná. O material já está em elaboração e em breve terá a sua programação anunciada nas videoaulas.
Confira a live completa no Link: Coletiva - Balanço Aula Paraná