Semana lembra imigração polonesa em Cruz Machado 04/10/2011 - 16:53
Em sua décima edição, a Semana da Cultura do Colégio Estadual Estanislau Wrublewski comemora o centenário de imigração polonesa no município de Cruz Machado. O evento teve início nesta terça-feira (4) e reuniu centenas de alunos. Os estudantes tiveram a oportunidade de divulgar trabalhos realizados em sala de aula. A comunidade prestigiou o evento e conferiu trabalhos sobre as tradições e contribuições trazidas pelos imigrantes poloneses para a região.
Como homenagem aos imigrantes, os alunos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), do curso de Polonês fizeram um documentário sobre os cem anos da imigração polonesa no município de Cruz Machado. “Os alunos pesquisaram as contribuições dos poloneses para as disciplinas vistas em sala de aula. Além disso, eles conhecem diferentes de formas de expressão cultural”, acrescentou a diretora do colégio, Maria Juscelia Sabai.
Os estudantes também organizaram uma mostra multidisciplinar para apresentar trabalhos realizados ao longo do ano letivo, a maioria relacionada com a imigração polonesa. Dessa forma, comunidade e alunos entram em contato com as tradições trazidas pelos imigrantes poloneses. “É uma experiência diferente, estamos aprendendo sobre essas tradições e a cultura da Polônia”, contou a aluna do 3º ano do ensino médio Marshele Marczal dos Santos.
O evento continua na quarta e quinta-feira (dias 5 e 6) de outubro. A programação também conta com uma sessão de cinema, palestras sobre o centenário de imigração polonesa, um festival de talentos, em que os alunos farão apresentações de dança, de canto e de teatro, e um festival da canção.