Seminário para anos iniciais será em novembro 26/10/2011 - 17:20
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza em novembro a quarta e última etapa do Seminário Descentralizado dos Anos Iniciais, promovido pelo Departamento de Educação Básica (DEB) para as secretarias municipais de educação. Os encontros, ministrados pelos técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), têm como objetivo preparar os 399 municípios para a transição para o ensino fundamental de nove anos, que atingirá a totalidade dos alunos das séries iniciais em 2012.
De acordo com Maria Cristina Theobald, responsável pelo DEB, o seminário proporciona momentos de reflexão, planejamento e trocas de experiências entre a secretaria estadual e as secretarias municipais de educação. “Essa integração estabelecer a continuidade entre o que é proposto para as séries iniciais do ensino fundamental, a cargo dos municípios, e as séries finais, de responsabilidade do Estado. Assim garantimos ao aluno que a transição entre as duas fases aconteça sem rupturas”, explicou.
Entre os assuntos abordados nos três encontros anteriores estão a organização do tempo escolar, a elaboração de propostas pedagógicas, ciclo de alfabetização e letramento. Para a próxima etapa estão previstos: leitura e produção de textos na alfabetização, reescrita, práticas de alfabetização e letramento e a avaliação no ciclo de alfabetização.
Para Cláudia Renata Tedardi Terassi, coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação de Sertanópolis, os resultados dos encontros são bastante positivos. “Além da qualidade do conteúdo apresentado, que nos proporciona um maior crescimento, temos a oportunidade de compartilhar experiências com os outros municípios da região e perceber que não estamos sozinhos. Temos dúvidas e anseios semelhantes”, contou.
DATAS - Ao contrário das outras três etapas, nesta quarta etapa cada NRE ficou responsável por decidir qual o melhor dia para a realização do encontro. Sendo assim, os representantes das secretarias municipais de educação devem procurar informações com as equipes pedagógicas dos NREs.