Última turma de pedagogos egressos da Vizivali recebe diploma 17/06/2013 - 11:10

O Governo do Paraná encerrou nesta sexta-feira (14/06), com a formatura de duas mil pessoas, o processo para regularizar a situação de educadores que não tiveram o diploma validado após concluir o curso de licenciatura em pedagogia na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). O problema se arrastava há quase uma década.

A última turma a colar grau reuniu profissionais da educação que atuam na Região Metropolitana de Curitiba, na capital e no Litoral do Estado. A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes do Tarumã, em Curitiba, com a presença do secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, que realizou a formação.

“É mais um compromisso cumprido para solucionar a situação de 30 mil profissionais que viveram uma verdadeira agonia por quase 10 anos”, afirmou Flávio Arns. “Nos dedicamos muito para resolver esta questão. Agora, os formando podem atuar como pedagogos na rede estadual”, destacou.

Os cursos para complementação da formação de pedagogos foram oferecidos no fim de 2011 para 13 mil alunos por universidades estaduais em 47 polos de educação à distância que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Universidades Estaduais do Paraná de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM), de Londrina (UEL) e do Centro-Oeste (UNICENTRO). As formaturas em cada um dos pólos começaram em abril.

As formaturas são etapas da regularização de 30 mil profissionais egressos da Vizivali. “A solução desse caso faz parte do nosso Plano de Governo, e vem sendo cumprido integralmente graças aos esforços da Secretaria de Estado da Educação, das nossas universidades estaduais e de outras instituições como Ministério Público e tantas outras”, afirma Arns.

BENEFICIADOS - O Governo do Paraná regularizou a situação de cerca de 30 mil professores e profissionais da educação que cursaram o programa especial de capacitação para docência nos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), entre 2002 e 2004.

Como parte da solução para o caso, o Estado reconheceu os diplomas de 8 mil alunos que já haviam complementado seus estudos em outras instituições de ensino superior. O Governo também está trabalhando para conseguir o reconhecimento profissional de outros 6 mil agentes educacionais.

COMPLEMENTAÇÃO - Para os 15 mil alunos que não haviam feito o Aproveitamento de Estudos ou que haviam feito apenas o programa da Vizivali, o governo ofertou, gratuitamente, a Complementação de Estudos nas Universidades Estaduais: UEL, UEM, UEPG e UNICENTRO. A formação foi feita através de polos de educação à distância que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O governo estadual também conseguiu o apoio do governo gederal na destinação de bolsas para complementação de estudos e assegurou, junto aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado, o tempo necessário para regularizar situação.

DIPLOMA - Ao final das novas aulas de capacitação, os professores estão recebendo diploma do curso de Pedagogia. Cerca de 90% dos formandos já atuam nas redes municipais de ensino, fortalecendo o regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras, podendo exercer suas atividades com tranquilidade e sem qualquer ameaça de descontinuidade em suas carreiras.

“O reconhecimento e valorização profissional dos professores e trabalhadores da educação é o principal esforço do Governo do Paraná para garantir um ensino de qualidade a todos os paranaenses”, reforça o secretário Flávio Arns.

GALERIA DE IMAGENS