Unicesumar recebe visita de estudantes da rede estadual 28/10/2014 - 14:20
Durante a última sexta-feira (24), alunos do ensino médio do Colégio Estadual Arnaldo Busato, de Guaporema, visitaram o campus sede do Centro Universitário Cesumar, em Maringá. A ação foi planejada pela equipe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte como forma de promover o Plano de Ação Descentralizada no colégio e incentivar os estudantes a buscarem o ensino superior após a conclusão do ensino médio.
Na ocasião, conheceram a estrutura da instituição e as formas de ingresso no ensino superior, além de participarem de uma aula diferenciada de história sobre a região noroeste do Paraná. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o museu instalado numa antiga tulha de café; a Casa do Pioneiro, que reproduz os utensílios e móveis dos primeiros moradores de Maringá e região; e de assistirem a um filme em 4D sobre a Cidade Canção.
Segundo Janete Castiglione, diretora do colégio, o evento é uma oportunidade para que os jovens tirem suas dúvidas sobre os cursos oferecidos. “É necessário que os alunos conheçam os cursos antes de fazerem suas escolhas. Os alunos puderam conversar com coordenadores de diversos cursos. Foi um momento esclarecedor. Eles viram como cada curso funciona e encontraram ex-alunos do colégio que hoje estão cursando o ensino superior”.
Para as alunas Ana Clara Castiglione e Ingrid Fiorini, que cursam o 2º ano do ensino médio e pretendem prestar vestibular para Odontologia, a visita serviu para confirmar a escolha. “Depois que conheci mais sobre o curso e visitei o laboratório, tive certeza de que é isso mesmo que eu quero”, confirmou Ana Clara.
Luana Santos, que também cursa o 2º ano do ensino médio e pretende fazer Enfermagem, acredita que a ação contribuiu ainda para conhecer melhor o mercado de trabalho. “Todas as dúvidas dos alunos foram respondidas. Entendemos como cada profissional poderá atuar após se formarem”.
Letícia da Silva, que está no terceiro ano do ensino médio, avaliou o evento como de grande importância para decidir o futuro profissional. “Muitos alunos ainda não sabiam o que fazer. Com a visita, os estudantes puderam conhecer as profissões e ver qual combinava mais com o perfil de cada um”, apontou a aluna que disputa uma vaga para Medicina.
O Plano de Ações Descentralizadas (PAD) foi criado para acompanhar e assessorar individual e continuamente os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, com foco no processo de aprendizagem, a fim de melhorar o processo educativo por meio da implementação de ações permeadas pelo princípio da gestão democrática, da mobilização das comunidades escolares e do envolvimento de todas as instâncias de gestão da rede.










