Programa EduTech 2021

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Pautada nas “Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica”, da Sociedade Brasileira de Computação, e considerando as Competências Gerais da BNCC para a formação do jovem do século XXI, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, visando a compreensão plena do mundo, cada vez mais conectado e imerso em tecnologias digitais, oportuniza a aprendizagem da programação a crianças, adolescentes e jovens matriculados nas instituições de ensino da Rede Pública Estadual do Paraná, aumentando a capacidade de aprendizagem e resolução de problemas, promovendo novas formas de expressão e pensamento com a utilização de linguagem digital, exercitando a curiosidade intelectual, o pensamento crítico, científico e a criatividade e dando apoio ao aprendizado das demais disciplinas.

 

 

Informações importantes

Antes de realizar sua inscrição nos cursos de programação, que são gratuitos, fique atento às orientações abaixo:

  • As inscrições destinam-se a alunos e professores da Rede Pública Estadual do Paraná;
  • Caso o inscrito não receba o e-mail de confirmação, deve-se verificar a caixa de SPAM do seu e-mail "@escola";
  • Para que a inscrição seja realizada com sucesso, deve-se estar logado unicamente com sua conta @escola;
  • Processo de Credenciamento classifica os inscritos por ordem de inscrição;
  • Os selecionados serão informados do início das atividades, pelo seu e-mail @escola;
  • O término dos cursos oferecidos coincidem com o término do ano letivo vigente;
  • A plataforma de programação disponibilizará um certificado, ao final de cada conteúdo de estudo finalizado;
  • Para se inscrever no Programa EDUTECH, recomendamos que utilize um computador e conecte-se primeiro à sua conta @escola e, depois, acesse o link de inscrição abaixo;
  • Caso utilize um smartphone, acesse o link de inscrição abaixo utilizando uma janela anônima de seu navegador de internet e conecte-se à conta @escola;
  • Consulte Edital nº 03/2021 - DTI/SEED;
  • Edital nº 04/2021 - DTI/SEED - Retifica a quantidade de faltas pelas quais o cursista será considerado desligado, no Edital nº 03/2021 - DTI/SEED;
  • Edital nº 05/2021 - DTI/SEED - Retifica o disposto no item “4.3.1”, no Edital nº 03/2021 - DTI/SEED.

 

Processos anteriores

 

Contato

Caso não consiga realizar a inscrição ou tenha alguma dúvida sobre os cursos de programação, entre em contato com sua escola.

Trilhas de estudo:

Games e Animações - Nível 1 (6º e 7º Anos)

Nessa trilha de Games e Animação do 6º ao 7º Ano, serão desenvolvidos jogos 2D, desde a concepção do tema do jogo, passando pelo seu funcionamento, analisando as regras do jogo e desenvolvendo toda a parte visual de animação, criação dos personagens e a programação para o funcionamento do jogo.

Nas animações poderão desenvolver efeitos especiais, a física de funcionamento dos personagens, integração com multimídias e integrando tudo com uma aplicação que funcione através da internet.

Para desenvolver as atividades, vamos utilizar o Scratch para iniciar as atividades e desenvolver os conhecimentos iniciais.

Depois, vamos passar para o AppInventor para que possamos transformar o nosso jogo em um aplicativo para rodar na internet.

Conteúdos:

  • Scratch: Programando seu jogo 2D Parte 1
  • Scratch 3: Recursos avançados de um jogo 2D Parte 2
  • Ângulos 1: Criando um jogo com matemática
  • Ângulos 2: Desenvolvendo um jogo mais complexo
  • Scratch Animação 1: Animações para um jogo 2D
  • Scratch Animação 2: Dando vida a um cenário e retrabalhando sprites
  • Scratch Efeitos Visuais: Programando e mixando efeitos especiais
  • Futebol Manager 1: Lidere a seleção
  • Futebol Manager 2: Evoluindo a estratégia
  • Futebol Manager 3: Criando um jogo mais complexo
  • Scratch: Criando um robô gênio
  • Troco 1: O jogo da venda
  • Troco 2: Desafios com decimais na computação
  • Scratch: Seu jogo com física e gravidade
  • Scratch: Física e efeitos especiais
  • Storytelling: Contando histórias com Scratch
  • Scratch: Desenvolvendo um jogo de cobrança de Pênalti
  • Cifra de César: Criptografando e descriptografando textos
  • App Inventor: Sabre Jedi
  • App Inventor 2: Compartilhamento e trabalhando com mídias
  • App Inventor 3: Conectando seu aplicativo a web e outros apps

Games e Animações - Nível 2 (8º e 9º Anos)

Nessa trilha de Games e Animação do 8º ao 9º Ano, serão desenvolvidos jogos 2D, desde a concepção do tema do jogo, passando pelo seu funcionamento, analisando as regras do jogo e desenvolvendo toda a parte visual de animação, criação dos personagens e a programação para o funcionamento do jogo.

Nas animações poderão desenvolver efeitos especiais, a física de funcionamento dos personagens, integração com multimídias e integrando tudo com uma aplicação que funcione através da internet.

Para desenvolver as atividades vamos utilizar o Scratch para iniciar as atividades e desenvolver os conhecimentos iniciais.

Depois vamos passar para o AppInventor para que possamos transformar o nosso jogo em um aplicativo para rodar na internet e também será utilizado Construct e JavaScript para fazer o nosso jogo rodar em ambiente de plataforma.

Conteúdos:

  • Scratch: Programando seu jogo 2D Parte 1
  • Scratch 3: Recursos avançados de um jogo 2D Parte 2
  • Ângulos 1: Criando um jogo com matemática
  • Ângulos 2: Desenvolvendo um jogo mais complexo
  • Scratch Animação 1: Animações para um jogo 2D
  • Scratch Animação 2: Dando vida a um cenário e retrabalhando sprites
  • Scratch Efeitos Visuais: Programando e mixando efeitos especiais
  • Futebol Manager 1: Lidere a seleção
  • Futebol Manager 2: Evoluindo a estratégia
  • Futebol Manager 3: Criando um jogo mais complexo
  • Scratch: Criando um robô gênio
  • Troco 1: O jogo da venda
  • Troco 2: Desafios com decimais na computação
  • Scratch: Seu jogo com física e gravidade
  • Scratch: Física e efeitos especiais
  • Storytelling: Contando histórias com Scratch
  • Scratch: Desenvolvendo um jogo de cobrança de Pênalti
  • Cifra de César: Criptografando e descriptografando textos
  • App Inventor: Sabre Jedi
  • App Inventor 2: Compartilhamento e trabalhando com mídias
  • App Inventor 3: Conectando seu aplicativo a web e outros apps
  • Construct 1: Criando seu primeiro jogo
  • Construct 2: Pontuação, sons e menu
  • Jogo plataforma Construct 1: Criando um jogo
  • Jogo plataforma com Construct 2: Vida, sons, e poder especial
  • Jogos clássicos parte 1: Iniciando no JavaScript com Pong
  • JavaScript 1: Criando um robô gênio
  • Invasão do espaço 1: Aprendendo a programar com jogos clássicos
  • Invasão do espaço 2: Refinando o jogo

FRONT-END com HTML e CSS - 1ª Série Ensino Médio

Neste curso vamos aprender como a lógica de programação funciona e vamos aplicá-la na construção de páginas e site utilizando a tecnologia HMTL5 e CSS3, que são as tecnologias de base utilizadas hoje no mercado de trabalho. Depois que tivermos conhecimento sobre as bases vamos avançar para algumas ferramentas que nos auxiliam no desenvolvimento mais rápido de páginas, sites e até mesmo ambientes completos, como portais, e para isso vamos utilizar ferramentas como Flexbox e Bootstrap e para concluir o nosso curso faremos um projeto completo desde a base às páginas, passando para um estudo de layout para que nosso site rode em vários tipos de dispositivos desde computadores até smartphones. contemplando as diversas técnicas e tecnologias para desenvolvimento de FRONT-END, que temos no mercado.

Conteúdos:

  • Lógica de programação I: Os primeiros programas com JavaScript e HTML
  • Lógica de programação II: Pratique com desenhos, animações e um jogo
  • HTML5 e CSS3 parte 1: A primeira página da Web
  • HTML5 e CSS3 parte 2: Posicionamento, listas e navegação
  • HTML5 e CSS3 parte 3: Trabalhando com formulários e tabelas
  • HTML5 e CSS3 parte 4: Avançando no CSS
  • CSS Grid: Simplificando layouts
  • Flexbox: Posicione elementos na tela
  • Bootstrap: Criação de uma single-page responsiva
  • Bootstrap 4: Criando uma landing page responsiva
  • Arquitetura CSS: Descomplicando os problemas
  • Acessibilidade web parte 1: Tornando seu front-end inclusivo
  • Acessibilidade web parte 2: Componentes acessíveis com um pouco de JavaScript
  • HTTP: Entendendo a web por baixo dos panos
  • Vetores e Animação com SVG: Trabalhando com CSS e JavaScript
  • Layouts Responsivos: Trabalhando com layouts mobile
  • Front-end: Projeto de conclusão

Desenvolvimento de MOBILE baseado em JavaScript - 2ª Série Ensino Médio

Neste curso vamos aprender como a lógica de programação funciona e vamos aplicá-la na construção de aplicativos MOBILE, iniciando pelos conceitos do que são WEB APPs, planejando como as aplicações podem rodar em diversos tipos de equipamentos, como computadores, tablets ou smartphones garantindo que os aplicativos sejam utilizados pelo maior número de pessoas possível. Vamos trabalhar com a linguagem mais utilizada pelos gigantes da internet, como Google, Amazon e Facebook, estudando a linguagem JavaScript, que hoje é a linguagem mais amplamente difundida e utilizada na internet. E, ao final, evoluindo para a linguagem React Native que hoje é utilizada para desenvolver diversos aplicativos como Facebook, Instagram e Nubank, mostrando a potencialidade que um aplicativo pode alcançar.

Conteúdos:

  • Lógica de programação I: Os primeiros programas com JavaScript e HTML
  • Lógica de programação II: Pratique com desenhos, animações e um jogo
  • HTML5 e CSS3 parte 1: A primeira página da Web
  • HTML5 e CSS3 parte 2: Posicionamento, listas e navegação
  • HTML5 e CSS3 parte 3: Trabalhando com formulários e tabelas
  • HTML5 e CSS3 parte 4: Avançando no CSS
  • Web Design Responsivo: Páginas que se adaptam do mobile ao desk
  • Layouts Responsivos: Trabalhando com layouts mobile
  • JavaScript: Primeiros passos com a linguagem
  • JavaScript: Introdução a Orientação a Objetos
  • JavaScript: Interfaces e Herança em Orientação a Objetos
  • React parte 1: Componentes reutilizáveis para sua webapp
  • React parte 2: Validação, Rotas e Integração com API
  • React: Boas práticas e refatoração
  • React Native: Trabalhando com Function components
  • React Native: AsyncStorage e Navegação

Data Science (Ciência de Dados) - 2ª Série Ensino Médio

Neste curso vamos estudar o assunto que mais cresce na área da tecnologia atualmente. Data Science é a ciência que as empresas terão necessidade no futuro próximo, visto o volume de dados produzidos, gerados e armazenados por todos na atualidade. As empresas precisam saber o que fazer para processar e extrair as melhores informações dessa grande massa de dados gerados atualmente, que serão informações valiosas para decisões e mudanças estratégicas para a vida das empresas. Quem será o responsável para tratar e processar esses dados e para extrair melhores e mais valiosas informações é o profissional de Data Science: além dos conhecimentos de programação, esse profissional consegue também a ótica do como trabalhar, organizar e otimizar os dados de uma empresa.

Conteúdos:

  • Lógica de programação I: Os primeiros programas com JavaScript e HTML
  • Lógica de programação II: Pratique com desenhos, animações e um jogo
  • Python para Data Science: Primeiros passos
  • Python para Data Science: Introdução à linguagem e Numpy
  • Python para Data Science: Funções, pacotes e Pandas básico
  • Data Science: Primeiros passos
  • Python Pandas: Tratando e analisando dados
  • Pandas: Formatos diferentes de entrada e saída (IO)
  • Data Visualization: Explorando com Seaborn
  • Data Science: Introdução à análise de séries temporais
  • Python Scikit-Learn: Regressão, classificação e clustering
  • Corretor Ortográfico em Python: Aplicando técnicas de NLP
  • Scraping com Python: Coleta de dados na web

Programação em JAVA - 3ª Série Ensino Médio e Técnico

Neste curso, vamos estudar uma das linguagens de programação mais robusta, difundida e utilizada ao longo de décadas no mundo da programação. O maior exemplo que podemos citar para falar da Linguagem de programação JAVA é o sistema Android, ele é desenvolvido nessa poderosa linguagem, sendo o sistema mais utilizado em número de usuários em todo o mundo.

Neste curso, teremos o contato com a linguagem pura desde a utilização para interfaces simples, passando pelo armazenamento de informações e até o desenvolvimento de uma aplicação completa. Esse curso poderá ser a porta de entrada para o mundo da programação em Java, onde cada profissional poderá ter a visão para qual área terá mais afinidade para se aprofundar e atuar no amplo mercado da programação BACK-END.

Conteúdos:

  • Lógica de programação I: Os primeiros programas com JavaScript e HTML
  • Lógica de programação II: Pratique com desenhos, animações e um jogo
  • Java parte 1: Primeiros passos
  • Java parte 2: Introdução à orientação a objetos
  • Java parte 3: Entendendo herança e interface
  • Java parte 4: Entendendo exceções
  • Java parte 5: Pacotes e java.lang
  • Java parte 6: Conhecendo o java.util
  • Java parte 7: Trabalhando com java.io
  • Java e JDBC: Trabalhando com um banco de dados
  • Eclipse: Produtividade Extrema na IDE com Java
  • Threads em Java 1: Programação paralela
  • Java e JPA: Otimizações com JPA2 e Hibernate
  • Introdução ao SQL com MySQL: Manipule e consulte dados
  • Consultas SQL: Avançando no SQL com MySQL

Programação em Python - 3ª Série Ensino Médio e Técnico

Neste curso, vamos estudar a linguagem de programação mais querida dos desenvolvedores na atualidade. Python é uma das maiores escolhas para entrar no mundo da programação, onde com ela poderemos desenvolver desde os conceitos mais básicos da programação evoluindo até a possibilidade do desenvolvimento de jogos com essa poderosa linguagem de programação.

Com Python, atualmente podemos trabalhar desde aplicações que manipulam informações simples, como dados de hardware, até informações complexas de alto poder de processamento, como ações dentro de games. Python é uma linguagem em ampla e constante evolução e adesão para aplicações de pequeno, médio e grande porte.

Conteúdos:

  • Lógica de programação I: Os primeiros programas com JavaScript e HTML
  • Lógica de programação II: Pratique com desenhos, animações e um jogo
  • Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagem
  • Python 3 parte 2: Avançando na linguagem
  • Python 3: Introdução à orientação a objetos
  • Python 3: Avançando na orientação a objetos
  • Python 3: Trabalhando com I/O
  • Python: Manipulação de Strings
  • Python 3: Entendendo o tratamento de erros
  • Python Brasil: Validação de dados no padrão nacional
  • Design Patterns Python I: Boas práticas de programação
  • Design Patterns Python II: Boas práticas de programação
  • Python Collections parte 1: Listas e tuplas
  • Python Collections parte 2: Conjuntos e dicionários
  • Pacman com Python e Pygame: Cenário e ator
  • Pacman com Python e Pygame: Colisão e pontuação

Acesse:

 


 

Ofertas anteriores dos cursos de Programação na rede estadual:

Projeto de Programação 2020 - Projeto Ada Lovelace

 

Grupo de Estudos Formadores em Ação - Programa EDUTECH e Componente de Programação e Tecnologia Computacional da Educação em Tempo Integral