Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física 2008 24/06/2008 - 15:28

Estão abertas até o dia 6 de agosto as inscrições para o cadastramento das escolas de todo o país que desejarem que seus alunos participem da Olimpíada Brasileira de Física 2008 (OBF), organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Depois de credenciada, a escola poderá inscrever quantos alunos quiser.  Podem participar alunos do último ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A primeira fase da OBF terá suas provas em agosto.
Em 2006 participaram alunos 64.673 de 3.445 escolas de todos os estados brasileiros. Em 2007 esses números foram, respectivamente, 129.268 e 3.414. Para este ano a SBF espera 180 mil participantes. O aumento, de cerca de 40%, é resultado da consolidação da Olimpíada Brasileira de Física, que está em sua nona edição. Além disso, espera-se para este ano o credenciamento de um número maior de escolas do ensino fundamental. "Este é o segundo ano em que alunos do último ano do ensino fundamental participam da OBF; portanto, é natural que mais escolas se credenciem na medida em que o evento torna-se mais conhecido", acrescenta o presidente da Comissão Nacional da OBF 2008, José David Vianna, que é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da  Universidade de Brasília (UnB).
Futuros cientistas - O objetivo do evento, que tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é despertar e estimular o interesse pela Física e por outras áreas da ciência,  melhorar seu ensino e  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Nesse contexto, além do desafio da realização da OBF, as coordenadorias estaduais do evento vêm trabalhando para estreitar a relação com professores, alunos e escolas.
"No Amazonas, foi criada a Casa da Física, da Universidade Federal do Amazonas, onde os estudantes têm aulas sobre Física com monitores; na Bahia, a coordenação estadual vem desenvolvendo um trabalho com escolas públicas, com monitores ministrando aulas de Física e Matemática", exemplifica o professor David. Além disso, em vários estados são realizadas oficinas, destinadas a professores, e palestras sobre temas relacionados à Física, para pais, professores e acompanhantes dos alunos que fazem as provas.
A OBF também seleciona e prepara as equipes para a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olimpiad), que neste ano ocorrerá em julho no Vietnã, e para a Olimpíada Ibero-Americana de Física, que será em setembro, no México. "Em ambas competições temos conquistado medalhas, sendo que na Ibero-americana de 2004 e 2005 a equipe brasileira conquistou o primeiro lugar", informa Vianna.
Regras - Para que o aluno possa participar da OBF, é preciso que sua escola tenha se credenciado no evento. Para isso, a escola deverá preencher o cadastro de inscrição online, no site www.sbfisica.org.br/olimpiadas no link "Inscrição Professor". A escola que não possuir conexão com a internet poderá solicitar o formulário impresso à coordenação da OBF em seu Estado (o endereço consta nos cartazes que estão sendo distribuídos às escolas) ou à secretaria geral do evento.
As inscrições são gratuitas. Mais informações em www.sbfisica.org.br/olimpiadas ou na secretaria geral da Olimpíada, no telefone (11) 3814-5152 ou no e-mail obfisica@sbfisica.org.br
OBF no Paraná: A adesão de estudantes do Paraná na Olimpíada Brasileira de Física vem crescendo ano a ano. Em 2006, participaram 6.231 estudantes. Em 2007, foram 14.283. O coordenador da OBF no Estado, o professor Pedro Sérgio Baldessar, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, fez uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado para que escolas públicas e particulares participem da Olimpíada.

FALE DIRETO COM A FONTE
Coordenador da OBF no Paraná:
Pedro Sérgio Baldessar
(41) 9125-7158