Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba completa 70 anos 07/06/2011 - 16:00

Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba completa 70 anos

O Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba completa 70 anos de sua fundação nesta terça-feira (07). O centro é uma das maiores referências de educação profissional do estado e atende 2.100 alunos. Ao longo desses anos já passaram mais de dez mil alunos pelo CEEP que hoje atuam nas empresas do Paraná. “O CEEP contribuiu para a formação de vários profissionais técnicos que hoje estão atuando no mercado”, contou o diretor Edson Luiz Martins.
Fundado em 1941 o recebeu inicialmente o nome de Instituto Técnico de Agronomia, Veterinária e Química do Paraná. Em 1944 é reconhecido como Instituto de Química do Paraná autorizado a ministrar os cursos técnicos de Química, Metalurgia e Desenho Técnico. Nesse mesmo ano o centro passou a funcionar no Colégio Estadual do Paraná, recebendo autonomia didática e administrativa passado a ser chamado de Técnico de Química Industrial.
Nas décadas de 1960 a instituição recebeu os cursos de Meteorologia, Eletrotécnica, Agrimensura e Pontes e Estradas, mudando de nome novamente. Agora o centro de educação técnica passa a se chamar Instituto Politécnico Estadual. Em 1983 a Secretaria de Estado da Educação (Seed) reconhece e regulamenta do Ensino Médio Técnico, com Habilitação plena em Agrimensura, Eletrotécnica, Química e Saneamento. No ano de 2001 o instituto muda de nome novamente, passando a se chamar Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba.
Hoje o centro conta com os cursos de Eletromecânica, Eletrônica, Química, Meio Ambiente e Edificações. A escola conta com um corpo docente de 160 professores, 12 disciplinas da Base Nacional Comum e 63 técnicas específicas que atendem aos mais de dois mil alunos.
O curso de Ensino Médio Integrado é ofertado aos alunos do ensino fundamental que querem fazer um curso técnico e o ensino médio ao mesmo tempo. O curso tem duração de quatro anos. Além do ensino Médio Integrado o centro possui cursos de formação nas áreas de Ensino Subsequente e Proeja em três turnos.