Chefes e diretores de áreas dos 32 Núcleos Regionais estão reunidos em Curitiba 27/05/2008 - 16:16

O secretário da Educação Maurício Requião acompanhou nesta segunda-feira (26) a abertura do XXII encontro da Secretaria e os 32 Núcleos Regionais de Educação, em Curitiba. O evento vai até esta quarta-feira (28), no Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do Paraná (Cetepar), e trata sobre os desafios educacionais a serem enfrentados pelos gestores públicos do ensino básico.
No encontro com chefes regionais, também acontecem oficinas sobre temas específicos, envolvendo chefes de departamentos da Secretaria e representantes de áreas dos NREs. Um dos temas debatidos é o programa voltado às escolas estaduais consideradas pela secretaria como em situação emergencial, por apresentarem os mais baixos índice de rendimento na Prova Brasil e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outras deficiências. Também a área de Educação e Trabalho para as modalidades de Educação de Jovens e Adultos(Proeja) será tema. Além de outros como Diversidade, Coordenação e Gestão Escolar e Estrutura Organizacional das escolas.
Durante o encontro, os chefes de núcleos tiveram uma palestra com a superintendente da Seed, Yvelise Arco-Verde. Ela discutiu com os participantes, um artigo de sua autoria, no qual define os chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs), como gestores públicos por excelência e intelectuais orgânicos à dinâmica da sociedade.
A superintendente explicou os fundamentos das suas considerações por meio da obra Cartas do Cárcere do escritor italiano Antônio Gramsci, na qual o autor já questionava o sistema de ensino, ao imaginar a educação que seus filhos poderiam ter durante o período em que esteve preso. "As pessoas deveriam ser formadas para serem dirigentes e não dirigidas. E quem trabalha em educação, como vocês, podem ser chamados de intelectuais orgânicos, pois interferem na formação de outras pessoas", disse Yvelise.
Com os participantes, Yvelise discorreu sobre o seu artigo que, segundo ela, tem como objetivo a reflexão sobre as práticas educacionais de todos os envolvidos na educação. "Nós estamos inseridos num sistema que almeja qualidade educacional, tanto por meio dos programas estaduais que temos, como por meio dos programas em parceria com o Governo Federal, a exemplo do Pacto Todos pela Educação, assinado pelo governador Requião e que estamos seguindo", destacou. Para ela, é importante que todos reflitam sobre as práticas educacionais, desde os alunos até os chefes do NREs, assim como os governos.
Para o chefe do Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul Antônio Altair de Miranda, a diversidade social das escolas exige que os dirigentes educacionais tenham instrumentos como as reflexões proporcionadas nesse encontro para que se fortaleçam e busquem a melhor forma de convencer racionalmente professores, estudantes e comunidade em geral. "O Estado vem se esforçando no sentido de melhorar a qualidade do ensino, por meio de uma conscientização coletiva de educadores e usuários do sistema educacional", afirma.

Serviço: Desafios Educacionais aos Chefes Regionais de Educação
Data: de 26 a 28/05
Hora: das 8 às 18 horas
Local: Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do Paraná - Cetepar
Endereço: Rua Salvador de Ferrante, 1651 - Boqueirão - Curitiba