Colégio de Maringá recebe intercambista do Projeto EduAction 09/05/2011 - 15:20
Os estudantes do Colégio Estadual do Parque Itaipu, em Maringá, receberam a aluna colombiana Lorena Flórez Hinojosa do projeto EduAction, programa da AIESEC (Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais), rede global de jovens universitários e recém-graduados, realizado em parceria com a Gerdau. Para a diretora Ana Marcia Ponvequi a experiência reforça a ideia de que a escola deve ser um espaço democrático e multicultural. “A escola deve ser um espaço de socialização do conhecimento em que a multiculturalidade dos povos sejam valorizadas”.
A aluna do intercâmbio ficou impressionada com o entusiasmo e o interesse dos alunos. “Eles possuem uma vontade muito grande de aprender novas culturas. O trabalho que fizemos foi muito gratificante, pois pudemos trocar informações sobre os temas das aulas”, disse.
Os alunos estrangeiros que fazem programas de intercâmbio realizam palestras nas escolas públicas. “Aprendi sobre a cultura de outros países, liderança, sustentabilidade e outros assuntos que tive a oportunidade” diz a aluna Thais Ritter de Souza, da 8ª série que participou das atividades.
As aulas do Projeto EduAction são elaboradas pelos próprios intercambistas que tem como temáticas a responsabilidade social e corporativa, diversidade cultural, empreendedorismo e sustentabilidade. Os intercambistas não são professores por formação, mas foram selecionados por possuírem perfil comunicativo, com habilidades de liderança e trabalho em equipe.
As aulas são interativas o que propõem reflexão e debate entre os alunos. Nesse projeto todos acabam aprendendo. “Foi uma ótima experiência, gostei muito de aprender novas experiências sobre responsabilidade social”, disse a aluna Gabriela Alves Pereira, da 7ª série, que também participou do projeto.
O EduAction busca estimular o interesse por outras culturas e o desenvolvimento de valores que ajudem a formar novos cidadãos. O objetivo da AIESEC é possibilitar aos jovens intercambistas uma experiência integrada capaz de desenvolver competências pessoais e profissionais a partir de vivência internacional, troca de conhecimentos, valorização da diversidade e gestão de equipes. A meta é estar presente em todas as cidades onde a empresa possui unidades.


