Colégio entregue em Prado Ferreira assinala marco histórico no Paraná 08/04/2009 - 16:35
O governador em exercício Orlando Pessuti inaugurou na manhã desta quarta-feira (8) o Colégio Estadual Julia Wanderley, no município de Prado Ferreira, a cerca de 50 quilômetros ao norte de Londrina. A obra, uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, conta com 14 salas com capacidade para 35 alunos cada, em dois turnos do ensino fundamental e médio.
No total, serão atendidas 1.470 estudantes que vão contar com programas estaduais de ensino no período da tarde, como o Sala de Apoio e o Viva a Escola. Com esta entrega, o Paraná cobre 100% de seus 399 municípios com escolas e colégios estaduais.
Pessuti explicou que o investimento de R$ 1,8 milhões se soma a outras ações do Governo em Prado Ferreira, como a Biblioteca Cidadã, a Clínica da Mulher e da Criança, serviços de pavimentação asfáltica, casas populares, veículos para a segurança pública e programas de incentivo a agropecuária.
“É assim que se deve fazer para que todo o Paraná seja atendido: olhar para a capital e a região metropolitana, mas olhar também para o interior, que é onde se produz o alimento que vai a mesa de todos nós”, disse o governador em exercício.
No colégio, foram construídos mais de 2.800 metros de área, com quadra coberta e adaptações para os alunos portadores de necessidades especiais.
MARCO - Prado Ferreira foi o último município do Paraná a ter uma instituição estadual de ensino. Desde, 2005 os alunos da rede dividiam as salas de aula com a escola municipal Helena Kolody, em regime de dualidade. Fazem parte da estrutura ainda a cozinha e a sala especial com 16 computadores ligados à rede de internet. Todas as salas tem aparelhos de TV com pen drives.
“Foi com o esforço da prefeitura e da diretoria da escola que foi possível viabilizar a entrega deste novo colégio”, afirmou a secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde. “Este é o prédio escolar mais bonito do Paraná. Esperamos que cada um dos envolvidos nele se empenhe para que ninguém fique fora das salas de aula. Queremos uma escola com 100% de aprovação”, disse. “Este colégio é da comunidade”, completou.
O secretário de Obras, Júlio Cezar Araújo, falou do desafio de construir o novo colégio em uma comunidade que tanto precisava dele. “Quando vim conhecer o município de Prado Ferreira eu senti a responsabilidade que seria construir uma obra do porte da que inauguramos hoje. Estou muito orgulhoso”, concluiu.
O deputado estadual Alexandre Curi lembrou que até o ano de 2003 a educação no município de Prado Ferreira estava abandonada e que muitos outros colégios estaduais em todo o Paraná tinham estrutura precária.
“Prado Ferreira era o único município que não tina uma escola estadual. Desde o início do governo Requião/Pessuti já inauguramos uma biblioteca cidadã e um centro da saúde da mulher e da criança aqui”, explicou Curi.
O prefeito Dirceu da Silva Alves comemorou a entrega do colégio para o município de apenas 4 mil habitantes. “Nós já tínhamos certeza de que este governo faria um colégio como este aqui na cidade. Já que vê a educação como base de tudo. Pensando nisso, o governador Requião com Pessuti trouxeram estes investimentos ao município. Eu estou muito feliz e tenho muito a agradecer ao Governo do Estado”, afirmou.
A diretora do Colégio Julia Wanderley, Maria Aparecida Nascimento Zanon, acredita que toda comunidade se beneficiará com o novo colégio. “É um espaço maravilhoso que, a partir de hoje, poderemos oferecer a cada cidadão de Prado Ferreira”, destacou.