Começa prazo de recadastramento para servidores nascidos em abril 02/04/2009 - 13:54
Os servidores estaduais da ativa, de qualquer localidade do Paraná, com data de nascimento em abril, já podem providenciar a atualização de seus dados cadastrais. O prazo começou nesta quarta-feira (1º) e se encerra no dia 30. Também se iniciou o período de recadastramento dos servidores aposentados nascidos em abril e outubro, moradores da região de Curitiba e, independentemente da data de nascimento, para os moradores da região de Londrina. Para esses aposentados, o prazo é maior: termina em 30 de junho.
O recadastramento dos servidores faz parte do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), da Secretaria da Administração, Paranaprevidência e Celepar. O objetivo é constituir um amplo banco de dados do funcionalismo, com ferramentas de informática que permitam a atualização frequente, que subsidie o administrador público na definição de políticas de RH.
Quem deve se recadastrar - A atualização dos dados é obrigatória para todos os funcionários de carreira, de todos os cargos e funções. Estão dispensados apenas os nomeados durante o ano passado. Os servidores da ativa devem providenciar o recadastramento no mês de seu aniversário. Para os aposentados, há um cronograma específico, que leva em conta a região onde mora o servidor (ver box ao final desta matéria).
A atualização dos dados dos ativos é feita apenas pela internet (www.portaldoservidor.pr.gov.br). No entanto, aqueles que precisarem entregar algum documento solicitado pelo sistema – no caso de o servidor alterar um dado ou incluir um novo - devem comparecer pessoalmente à unidade de recursos humanos da Secretaria onde trabalha. Para os aniversariantes de abril, o prazo para essa entrega, quando necessária, termina em 28 de maio.
No caso dos aposentados, o recadastramento inclui, para todos, uma etapa presencial. Depois de preenchido o formulário pela internet (www.paranaprevidencia.pr.gov.br), o servidor deve comparecer a um ponto de atendimento para confirmar a atualização. A sede da Paranaprevidência, em Curitiba, os núcleos regionais da Educação, e as agências da Caixa Econômica Federal em todo o Estado são os pontos de atendimento para os aposentados. Em caso de impossibilidade de locomoção, o servidor aposentado pode agendar visita de um assistente social da Paranaprevidência, pelo telefone (41) 3304-3737.
Confira os calendários (Box 1)
SERVIDORES DA ATIVA
No mês de seu aniversário (entre o primeiro e o último dia do mês)
SERVIDORES APOSENTADOS
1) Para os que moram na capital e região metropolitana de Curitiba
- Nascidos em Janeiro e Julho. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega de documentos até 30/04/2009.
- Nascidos em Fevereiro e Agosto. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009.
- Nascidos em Março e Setembro. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009.
- Nascidos em Abril e Outubro. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009.
- Nascidos em Maio e Novembro. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009.
- Nascidos em Junho e Dezembro. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009.
2) Para os que moram em outras localidades (independentemente do mês de aniversário):
- Regiões de Paranaguá, Lapa, Ponta Grossa. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega dos documentos até 30/04/2009.
- Regiões de Jaguariaíva, Wenceslau Braz, União da Vitória, Guarapuava e de fora do Estado. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009.
- Regiões de Pato Branco, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009.
- Região de Londrina. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009.
- Regiões de Campo Mourão, Maringá. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009.
- Regiões de Apucarana, Paranavaí, Cornélio Procópio, Jacarezinho. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009.
Relação dos documentos necessários (Box 2)
Antes de iniciar os procedimentos de atualização cadastral na internet, é importante o servidor ter em mãos alguns documentos. São eles:
- Cédula de identidade (além do número, pede-se data de emissão e órgão expedidor)
- CPF
- Título de eleitor
- Carteira profissional (se o servidor possuir)
- Certificado de reservista
- Contracheque (inclusive para número do PIS/Pasep)
- Carteira de motorista
- Comprovante de residência (para confirmação do CEP, caso o servidor não saiba ou não se lembre)
- Certificados de cursos feitos (como curso superior, ou pós-graduação; e mesmo de outros eventos, inclusive os de capacitação, como seminários, oficinas, palestras etc.)
- Para preenchimento referente aos dependentes, a documentação varia de caso para caso – depende do grau de vínculo de dependência. Em geral, é preciso certidão de nascimento, casamento ou divórcio, RG (emitido pelo Estado do Paraná). O dependente tanto pode ser o filho ou filha, como enteado(a), pais, menor sob guarda, entre outros casos.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
O recadastramento dos servidores faz parte do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), da Secretaria da Administração, Paranaprevidência e Celepar. O objetivo é constituir um amplo banco de dados do funcionalismo, com ferramentas de informática que permitam a atualização frequente, que subsidie o administrador público na definição de políticas de RH.
Quem deve se recadastrar - A atualização dos dados é obrigatória para todos os funcionários de carreira, de todos os cargos e funções. Estão dispensados apenas os nomeados durante o ano passado. Os servidores da ativa devem providenciar o recadastramento no mês de seu aniversário. Para os aposentados, há um cronograma específico, que leva em conta a região onde mora o servidor (ver box ao final desta matéria).
A atualização dos dados dos ativos é feita apenas pela internet (www.portaldoservidor.pr.gov.br). No entanto, aqueles que precisarem entregar algum documento solicitado pelo sistema – no caso de o servidor alterar um dado ou incluir um novo - devem comparecer pessoalmente à unidade de recursos humanos da Secretaria onde trabalha. Para os aniversariantes de abril, o prazo para essa entrega, quando necessária, termina em 28 de maio.
No caso dos aposentados, o recadastramento inclui, para todos, uma etapa presencial. Depois de preenchido o formulário pela internet (www.paranaprevidencia.pr.gov.br), o servidor deve comparecer a um ponto de atendimento para confirmar a atualização. A sede da Paranaprevidência, em Curitiba, os núcleos regionais da Educação, e as agências da Caixa Econômica Federal em todo o Estado são os pontos de atendimento para os aposentados. Em caso de impossibilidade de locomoção, o servidor aposentado pode agendar visita de um assistente social da Paranaprevidência, pelo telefone (41) 3304-3737.
Confira os calendários (Box 1)
SERVIDORES DA ATIVA
No mês de seu aniversário (entre o primeiro e o último dia do mês)
SERVIDORES APOSENTADOS
1) Para os que moram na capital e região metropolitana de Curitiba
- Nascidos em Janeiro e Julho. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega de documentos até 30/04/2009.
- Nascidos em Fevereiro e Agosto. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009.
- Nascidos em Março e Setembro. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009.
- Nascidos em Abril e Outubro. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009.
- Nascidos em Maio e Novembro. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009.
- Nascidos em Junho e Dezembro. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009.
2) Para os que moram em outras localidades (independentemente do mês de aniversário):
- Regiões de Paranaguá, Lapa, Ponta Grossa. Prazo: 19/01 a 17/04/2009; entrega dos documentos até 30/04/2009.
- Regiões de Jaguariaíva, Wenceslau Braz, União da Vitória, Guarapuava e de fora do Estado. Prazo: 02/02 a 30/04/2009; entrega dos documentos até 15/05/2009.
- Regiões de Pato Branco, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama. Prazo: 16/03 a 15/06/2009; entrega dos documentos até 30/06/2009.
- Região de Londrina. Prazo: 01/04 a 30/06/2009; entrega dos documentos até 15/07/2009.
- Regiões de Campo Mourão, Maringá. Prazo: 02/05 a 31/07/2009; entrega dos documentos até 14/08/2009.
- Regiões de Apucarana, Paranavaí, Cornélio Procópio, Jacarezinho. Prazo: 01/06 a 29/08/2009; entrega dos documentos até 15/09/2009.
Relação dos documentos necessários (Box 2)
Antes de iniciar os procedimentos de atualização cadastral na internet, é importante o servidor ter em mãos alguns documentos. São eles:
- Cédula de identidade (além do número, pede-se data de emissão e órgão expedidor)
- CPF
- Título de eleitor
- Carteira profissional (se o servidor possuir)
- Certificado de reservista
- Contracheque (inclusive para número do PIS/Pasep)
- Carteira de motorista
- Comprovante de residência (para confirmação do CEP, caso o servidor não saiba ou não se lembre)
- Certificados de cursos feitos (como curso superior, ou pós-graduação; e mesmo de outros eventos, inclusive os de capacitação, como seminários, oficinas, palestras etc.)
- Para preenchimento referente aos dependentes, a documentação varia de caso para caso – depende do grau de vínculo de dependência. Em geral, é preciso certidão de nascimento, casamento ou divórcio, RG (emitido pelo Estado do Paraná). O dependente tanto pode ser o filho ou filha, como enteado(a), pais, menor sob guarda, entre outros casos.
Fonte: Agência Estadual de Notícias