Comitê de Volta às Aulas intensifica reuniões setoriais: Ministério Público e Assembleia Legislativa foram recebidos nesta terça-feira (14) 14/07/2020 - 15:36

Dando sequência às reuniões setoriais do Comitê de Volta às Aulas previstas para esta semana, a Secretaria da Educação se reuniu nesta terça-feira (14) com os representantes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa do Paraná. Os encontros, que fazem parte da programação do Comitê divulgada na última quinta-feira (9), ocorrem por videoconferência e destacaram as preocupações de cada setor para a organização de um plano de retorno.

O deputado Hussein Bakri (PSC) representou a Assembleia Legislativa do Paraná na reunião e destacou a importância de o retorno das aulas só ocorrer quando houver o respaldo da Secretaria da Saúde de que a situação da pandemia está sob controle no Paraná. Bakri destacou também a preocupação dos deputados em mobilizar prefeitos e secretarias municipais de educação neste plano, para que se tenha todo o estado integrado na ação quando a data for definida.

Já na reunião com o Ministério Público do Paraná, as promotoras Luciana Lineiro e Beatriz  Splinder também mostraram intensa preocupação da entidade com o nivelamento dos estudantes ao se definir um retorno, bem como em se definirem ações que garantam uma redução da evasão escolar - preocupações que também norteiam o trabalho da Secretaria durante a pandemia.

Para Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, as reuniões foram "extremamente positivas". "Em todas as reuniões discutimos questões centrais do retorno e que mostraram que todos estão em sintonia na construção de um plano que garanta a segurança, participação e aprendizagem de todos", destacou o diretor. "Mais uma vez ficou claro o importante papel que o Comitê vai cumprir ao definir como será essa volta, contando com as orientações da Saúde para estabelecer o 'quando' ele deve ocorrer. Ao final, todos saberemos qual papel cumprir quando for possível esse retorno", completou.

Outras reuniões - Ainda na segunda-feira (13), a Secretaria realizou também um encontro com a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria das Graças Saad. Até o dia 17 de julho a Seed deve se reunir individualmente com todos os integrantes do Comitê.

Plano de retorno - Na semana que vem, após as reuniões, o Comitê definirá um plano de retorno das aulas presenciais, que deve ser apresentado aos epidemiologistas da Saúde ainda em julho e levado novamente ao Comitê no dia 30 deste mês.

Reuniões setoriais do Comitê discutem retorno da aulas presenciais