Curso de formação para representantes do PDE é realizado em Curitiba 01/04/2011 - 15:50

A Coordenação Estadual do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) promoveu esta semana, em Curitiba, o curso de formação.

A Coordenação Estadual do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) promoveu esta semana, em Curitiba, o curso de formação para representantes do programa que contou com a participação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. O objetivo foi promover um aprofundamento sobre as atividades do programa, tendo como foco seus aspectos conceituais e operacionais.
O evento também foi uma oportunidade para apresentar a logística e estrutura do 2º Seminário Integrador Descentralizado – Turma PDE 2010, que será organizado pelos representantes dos Núcleos. Os minicursos do seminário orientarão os professores PDE da turma 2010 sobre questões referentes à elaboração do projeto de intervenção pedagógica e material didático das atividades do programa nos 2º e 3º períodos. Além disso, os aspectos ligados aos direitos autorais e implementação do projeto na escola também serão abordados.
Fernanda Scaciota Simões da Silva, diretora de Políticas e Programas Educacionais, informou que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) obteve o ISBN (International Standart Book Number) para todas as produções didático-pedagógicas e artigos científicos dos professores PDE. Os primeiros volumes agrupam produções das turmas 2007 e 2008 e serão publicados em abril em versão online na série “Cadernos PDE”. O título será “O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense”.
O coordenador estadual do PDE, Cassiano Ogliari, informou durante o curso que o PDE entra em uma nova fase que envolve a descentralização da execução de algumas ações serão realizadas diretamente pelos NREs.
Ele ainda comentou sobre sua participação no 2º Simpósio de Grupos de Pesquisas sobre Formação de Professores, promovido pela PUC-PR e GT8 Anped, em Curitiba. Nesse simpósio alguns pesquisadores participantes, dentre eles Maria do Céu Roldão (Universidade Católica de Santarém, Lisboa, Portugal), Menga Alves (Universidade Católica do Rio de Janeiro), Iria Brzezinski (Universidade Católica de Goiás) mencionaram que o PDE é a maior iniciativa do País para a formação de professores, porque valoriza o professor como sujeito do conhecimento.