DEB-Itinerante acontece a partir desta quinta-feira em Campo Mourão 12/08/2008 - 22:58

O Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove, nessa quinta (14) e sexta-feira (15), em Campo Mourão, o encontro de Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar, conhecido como DEB-Itinerante, que é direcionado a todos os professores da rede estadual de ensino.  O evento acontece nos Núcleos Regionais de Educação (NRE`s) de forma descentralizada e proporciona estudo e discussão sobre os fundamentos históricos e teórico-metodológicos das Diretrizes Curriculares para Educação Básica do Paraná.
O DEB-Itinerante já atingiu, entre maio de 2007 e julho de 2008 57.850 profissionais da educação: professores, pedagogos e diretores. Em Campo Mourão, serão 1.583 professores que participarão de 40 oficinas. O DEB–itinerante pretende até setembro de 2008, atender os 63.218 profissionais da educação da rede estadual.
A metodologia de trabalho foi planejada para proporcionar o contato direto do Departamento de Educação Básica com os professores que estão em sala de aula, aproximando as esferas que planejam e executam as políticas educacionais e contribuir para a avaliação e reformulação das mesmas. Cada professor poderá, ainda, refletir sobre sua prática de ensino e verificar o que está funcionando e quais os aspectos que estão interferindo no cotidiano escolar.
O principal recurso tecnológico utilizado no DEB-itinerante é a TV Multimídia . Com a participação de no máximo 40 professores em cada oficina, os técnicos pedagógicos do DEB utilizam a TV Multimídia para, por meio de textos, imagens e vídeos, desenvolver conteúdos com o objetivo de fortalecer a prática pedagógica.  A discussão e a reflexão das atividades desenvolvidas no encontro são levadas para o ambiente escolar e possibilitam condições e subsídios para que, quando necessário, os professores modifiquem seus encaminhamentos metodológicos.