Departamento de Educação Especial promove reunião técnica com representantes dos núcleos regionais 18/03/2009 - 15:02

O Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) promove a Reunião Técnica - Núcleo Itinerante Educação Especial a partir desta quarta-feira (18) até sexta-feira (20). O evento acontece no auditório da Secretaria da Educação (Seed) e conta com a participação de 64 técnicos das equipes da Educação Especial de cada Núcleo Regional de Educação (NRE).
O objetivo é capacitar os técnicos dos núcleos responsáveis diretos pela implementação e o acompanhamento das políticas públicas da Seed para que procedam a multiplicação dos conteúdos referentes à educação especial na perspectiva da inclusão da Seed/Deein, conforme o Programa de Formação Continuada Núcleo Itinerante.
Segundo Angelina Carmela Romão Mattar Matiskei, chefe do Deein, a importância é trabalhar com o professor para conseguir uma mudança de atitude dos profissionais da educação. "Não haverá mudança se o professor não entender o que é inclusão, porque ela é importante, e que é um direito reconhecido. E também a inserção do aluno precisa ser desejada pela comunidade escolar", comentou.  
Matiskei ainda ressaltou que a política de inclusão é difícil e complexa, porque ela acolhe a diversidade e promove o combate aos preconceitos. "A inclusão não se faz somente por força da lei, mas também com a transformação da mentalidade das pessoas e isto é um processo", disse.
O evento é uma ação em resposta às demandas surgidas da realidade dos educadores envolvidos na educação inclusiva. "É uma necessidade conhecer as dificuldades e sucessos que os professores estão vivenciando neste momento, contribuindo para a superação das barreiras enfrentadas na aprendizagem e na participação dos alunos", afirmou Nanci Furtado de Menezes, coordenadora pedagógica do Deein.
"Vamos trabalhar a política de inclusão fazendo uma reflexão de como está o atendimento do aluno, além disso, as escolas deve fazer uma autorreflexão. A legislação é inclusiva, nós estamos colocando em prática os princípios da Seed de que a escola é para todos e oferecendo uma educação de qualidade para todos", lembrou Menezes.
Para Dulce Pascoalina Romero, membro do Setor de Educação Especial do Núcleo Regional de Londrina, a reunião tem um caráter inovador. "É muito oportuna a forma como se realiza este evento, porque é uma oportunidade de as escolas especiais participarem das discussões da elaboração dos materiais que serão utilizados no DEB Itinerantes. Discutindo os trabalhos que serão feitos com as escolas", afirmou.
Este ano, o NRE Itinerante Educação Especial deverá promover a capacitação de cerca de 6700 professores, aproximadamente 4.300 do Quadro Próprio do Magistério que desenvolvem atividades de inclusão no ensino regular e mais de 2.400 professores das escolas especiais da rede conveniada com a Seed.